Mais de 250 pessoas morrem em queda de avião militar na Argélia
11/04/2018 12:15 - Atualizado em 16/04/2018 17:45
Avião militar cai na Argélia
Avião militar cai na Argélia / Reprodução de vídeo
A queda de um avião militar nesta quarta-feira (11) causou a morte de 257 pessoas na Argélia, informou o ministério da Defesa do país. Os passageiros eram militares e familiares em sua maioria. Não houve sobreviventes, segundo o ministério. O acidente, que ocorreu perto da base aérea de Boufarik, entra para a lista dos mais graves já registrados na história. As causas ainda estão sendo investigadas.
A aeronave modelo Ilyushin IL-76, de fabricação russa, tinha acabado de decolar da base, a cerca de 30 km da capital Argel, com destino ao sudoeste do país. De acordo com o ministério, morreram todos os 10 tripulantes e 247 passageiros, na maioria membros do Exército Nacional Popular e seus familiares.
Um fotógrafo da AFP no local viu a fuselagem da aeronave carbonizada e enegrecida em uma área desabitada, um campo localizado a cem metros dos muros da base aérea. As chamas que destruíram quase todo o avião foram extintas.
O modelo IL-76 é produzido pelos russos desde a década de 1970 e é destinado principalmente para transporte de cargas e militares. O site oficial da fabricante diz que o modelo foi desenhado para capacidade máxima de 225 passageiros e 7 tripulantes na configuração de dois andares.
Dos trabalhos de resgate, participam mais de 300 pessoas, entre efetivos da Defesa Civil, médicos, policiais e membros do exército argelino, que sofreu uma tragédia similar em 2014. Naquele mesmo ano, 77 pessoas morreram na queda de um Hércules C-130 na região montanhosa de Oum el Bouaghi, que fica 500 quilômetros a leste de Argel.
O voo tinha como destino final Tindouf, a 1.800 km da capital, mas faria uma escala em Bechar, que abriga uma importante base militar, perto da fronteira fechada com o Marrocos.
Mais para o sul, perto das fronteiras de Marrocos e Saara Ocidental, Tindouf abriga campos de refugiados sarauís, bem como a sede do governo da República Árabe Saaraui Democrática (RASD), proclamada em 1976 pelos separatistas da Frente Polisario. O Polisario, apoiado por Argel, reivindica a independência do Saara Ocidental, região que é disputada pelo Marrocos, que ocupa a maior parte desde 1975.
De acordo com a agência Efe, 30 cidadãos saarauís morreram no acidente. Segundo fontes, as vítimas seriam estudantes e civis que foram à capital para realizar trâmites médicos e burocráticos, e que costumam dispor de vagas de cortesia neste tipo de voos militares argelinos.
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS