Mineroduto paralisado após novo vazamento
Arnaldo Neto 03/04/2018 18:50 - Atualizado em 05/04/2018 17:26
A mineradora Anglo American informou nessa terça-feira que paralisou as operações do sistema Minas-Rio após o registro de um segundo vazamento no mineroduto que liga Minas Gerais ao Porto do Açu, em São João da Barra, na quinta-feira passada. A interrupção deve durar 90 dias. Durante o período, afirma a Anglo American, uma equipe técnica trabalhará para identificar novas partes da tubulação que correm risco de romper. Em nota, a empresa confirma férias coletivas, a partir do dia 17, inclusive na planta de filtragem, que fica no porto sanjoanense. Já a Ferroport, joint-venture formada entre a Anglo e a Prumo Logística, responsável pela operação do terminal portuário de minério de ferro do Açu, “informa que está avaliando os impactos operacionais e financeiros decorrentes da paralisação das operações da Anglo. Mais informações serão divulgadas assim que possível”. O assunto foi abordado no Blog do Arnaldo Neto, na Folha 1.
Em nota, a Anglo informa que, “em função do detalhamento dos processos de inspeção que precisam ser realizados, recalculou o período em que suas operações deverão ficar paralisadas em aproximadamente 90 dias. A empresa vai dar férias coletivas para parte do pessoal que trabalha na mina, usina e planta de filtragem por 30 dias, a se iniciar em 17 de abril. Para o período subsequente, vai conversar com o sindicato e autoridades para definir as alternativas que sejam mais adequadas”.
Até o momento, a empresa estima “em R$ 60 milhões o custo das ações de reparação e recuperação operacionais, econômicas e socioambientais decorrentes dos incidentes com o mineroduto em Santo Antônio do Grama (MG). Hoje, o trabalho de limpeza do córrego Santo Antônio, que foi impactado, envolve cerca de 200 pessoas”.
A Anglo complementa que “as causas do vazamento serão investigadas pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)”.
A decisão de paralisação foi tomada após novo vazamento de minério. O rompimento da tubulação ocorreu por volta das 19h e durou oito minutos, segundo a companhia. Não há registro de feridos, nem de contaminação de águas da região. Foi o segundo vazamento na cidade, sendo que em 12 de março um rompimento na tubulação no mineroduto Minas-Rio dispersou cerca de 300 toneladas de minério de ferro por 25 minutos em um dos córregos da região.
Por conta do novo incidente, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) suspendeu, na sexta-feira passada (30), a autorização para a Anglo American operar o mineroduto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS