Vagas para cursos de teatro, dança e música
02/04/2018 17:35 - Atualizado em 05/04/2018 20:45
Supcom
As aulas da Escola de Práticas Artísticas (Epa!) já começaram, mas ainda existem vagas para os cursos de teatro, dança, música e artes visuais que são ministrados no Teatro de Bolso. Trata-se de um projeto da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), em parceria com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). A Epa! atende estudantes da rede pública municipal, com idades entre 7 e 16 anos, com aulas de prática e teoria de cada vertente artística.
O grupo já se prepara para uma apresentação no final do semestre e, quem ainda quiser se inscrever, precisa correr, pois restam poucas vagas.
Os interessados devem procurar o departamento de Animação Cultural, na sede da Smece, portando cópia da certidão de nascimento do estudante e RG do responsável. Ou o Teatro de Bolso Procópio Ferreira, onde são realizadas as aulas, nos dias do curso: terças e quartas-feiras, de 8h30 às 11h, e das 13h30 às 16h. A Smece fica na praça de Cinco de Julho, 60 — prédio da antiga Estação Ferroviária. O atendimento é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.
A Epa! tem três anos de duração e funciona como um curso pré-técnico em artes, dividido nos módulos: Teatro, Dança, Música e Artes Visuais. O projeto visa capacitar os alunos profissionalmente, os preparando para apresentações culturais e atuações em programas artísticos municipais.
A estudante Thuyane Peixoto, 12 anos, do sétimo ano da escola municipal Constantino Fernandes, está gostando da experiência. “Comecei ano passado e gosto muito das aulas, principalmente de teatro. Fiquei nervosa na apresentação que fizemos no fim do ano, mas acho que para a próxima estarei mais preparada. Quero muito ser atriz”, disse.
História - O projeto foi iniciado no ano passado, quando 80 estudantes foram atendidos. Para este ano, foram abertas 60 novas vagas. Para Luana Dias, coordenadora do projeto e animadora cultural do município há 20 anos, a Epa! é uma grande oportunidade para professores e alunos.
— A Epa! oferece ao estudante a oportunidade de revelar e lapidar o talento que possui. A arte amplia horizontes. No processo de conhecimento da arte são envolvidos, além da inteligência e do raciocínio, o afetivo, o emocional e o espírito de coletividade, pois grande parte da produção artística é feita no coletivo — frisa Luana.
Campos tem tradição de revelar atores para o cenário nacional, assim como músicos, dançarinos e artistas plásticos. Desta maneira, a proposta da Escola de Práticas Artísticas vem atender uma demanda que, até então, estava reprimida.
A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, sob o comando de Cristina Lima, tem procurado preencher os vazios que existem no processo de formação dos novos profissionais ligados ao teatro, música, dança e artes visuais.
— É preciso uma iniciação técnica com orientações de profissionais destacados. E isso está sendo feito pela Escola de Práticas Artísticas. Assim sendo, é esperada a participação de estudantes que estão ávidos por novos conhecimentos — afirmou Marilda Pereira, mãe de aluno do EPA! (A.N.) (C.C.F.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS