Carla decidirá se deixa cargo
Arnaldo Neto e Aluysio Abreu Barbosa 03/04/2018 10:15 - Atualizado em 05/04/2018 17:19
Carla Machado
Carla Machado / Divulgação
A prefeita Carla Machado (PP), de São João da Barra, está no tabuleiro político de 2018. Ela decide, até sexta-feira (6), se continua à frente da Prefeitura ou se deixará o cargo para tentar uma cadeira como deputada. Caso deixe o posto, será substituída pelo seu vice, Alexandre Rosa (PRB), com quem já teve desentendimentos políticos entre 2009 e 2011. Para a prefeita, a questão do passado está superada e só nasceu por falta de diálogo. Carla confirma as articulações deste ano, mas ainda não há definição sobre se a eventual candidatura seria para o parlamento estadual ou federal:
— O que existe é o convite para que venha candidata a deputada representando SJB e região. Com base em pesquisa realizada pelo partido, de termos sido em 2014 votada em mais de 70 municípios do estado, de ser uma liderança feminina consolidada pelos quase 25 mil votos que tivemos, é natural que sejamos convidados. Estamos ouvindo a opinião dos nossos amigos e lideranças e somente após, será tomada qualquer decisão.
Ao término do seu 2º mandato como prefeita, em 2012, Carla apoiou o ex-prefeito Neco (MDB). Os dois se tornaram adversários, após um ruidoso processo de ruptura. O atual vice ocupava a mesma função na gestão passada. Quando o racha foi consolidado, Alexandre, que já havia se desentendido politicamente com Carla entre 2009 e 2011, optou por caminhar com ela. “Eu e ele temos hoje mais maturidade. Até porque já tivemos divergências no passado. Ele era presidente da Câmara e me fez oposição. Foi um erro por falta de diálogo. E ele não vai se repetir. Isto, se for o caso de eu sair”, disse Carla.
Eleita prefeita de SJB pela 3ª vez em 2016, Carla tem destacado que em 2017 conseguiu “arrumar a casa”. Neste ano, a administração retorna programas sociais e de valorização do servidor, que foram suspensos pala administração anterior. “O meu compromisso com a população sanjoanense é imenso, desde 2004 nosso grupo político sai vencedor nas urnas e me elegeu prefeita por três vezes. É necessário antes de tudo conversar e ouvir as opiniões antes de decidirmos nosso futuro junto às instituições partidárias”, salientou.
Em 2014, Carla foi candidata a deputada estadual pelo PT e ficou como 2ª suplente. Em SJB, recebeu mais de 33% dos votos válidos. Já em São Francisco de Itabapoana, foi a 3ª candidata mais votada, enquanto em Campos recebeu mais de 11 mil votos. Os prefeitos da época, nos três municípios, eram seus adversários políticos — respectivamente Neco, Rosinha Garotinho (Patri) e Pedrinho Cherene (MDB).
No caso de uma candidatura, Carla poderia contar com apoio da maioria dos vereadores sanjoanense, do presidente da Câmara de SFI, o Pintinho (Pros), que é seu primo, e do vereador campista Fred Machado (PPS), seu irmão, e outras lideranças. “A única coisa que me aflige é a urgência da decisão e ter que renunciar ao cargo de prefeita até o dia 7 de abril. Minha decisão depende da aceitação dos companheiros e do meu povo amigo. Sou soldada! Sou imensamente grata aos que sempre confiaram em mim, não tenho vaidade”, disse a prefeita.
A equipe de reportagem tentou contato com o vice-prefeito, Alexandre Rosa, sem êxito.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS