CPI da Lava Jato em Campos ouve testemunhas
Suzy Monteiro 24/01/2018 22:05 - Atualizado em 26/01/2018 15:30
Câmara Municipal
Câmara Municipal / Antônio Leudo
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Lava Jato em Campos, em andamento na Câmara, ouve nesta quinta-feira várias testemunhas. O presidente da CPI, vereador Genásio (PSC), não retornou às ligações para dar possíveis detalhes da oitiva, mas, segundo informações, entre os convocados estariam ex-secretários de Obras e outros ex-integrantes do governo Rosinha Garotinho. A CPI da Lava Jato investiga contrato da empresa com a Prefeitura de Campos para a construção das casas populares do Morar Feliz. O valor total chegou quase a R$ 1 bilhão, o maior já firmado no município.
A Odebrecht foi contratada pela Prefeitura para construção de 10 mil casas populares através do programa Morar Feliz. Segundo levantamentos da atual gestão, 5.426 unidades foram entregues, mas três mil não saíram do papel. As demais foram encontradas inacabadas.
Além disso, ex-executivos da empresa afirmaram, em delação premiada, o repasse de dinheiro ilegal a Rosinha e ao ex-governador Anthony Garotinho. Membros da CPI da Lava Jato realizaram visitas a obras e também analisaram documentos. Porém, o presidente da CPI tem optado por trabalhar de modo mais discreto para não atrapalhar as investigações. Em novembro, a CPI foi prorrogada por 90 dias e a expectativa é que após as oitivas, os trabalhos se encaminhem para a conclusão e a posterior apresentação do relatório final.
Além de Genásio (PSC), também são membros da CPI os vereadores José Carlos (PSDC); Abu (PPS), Jorginho Virgílio (PRP) e Thiago Ferrugem (PR).
Também está em andamento na Câmara a CPI das Rosas, que investiga contrato da Prefeitura de Campos durante a gestão da prefeita Rosinha, entre 2011 e 2016, com a Emec Obras e Serviços Ltda, no valor total de R$ 76.150.706,73, para manutenção civil e paisagística de canteiros, parques, praças, jardins e afins.
A CPI das Rosas tem como presidente o vereador Fred Machado (PPS). O relator é o vereador Cláudio Andrade (PSDC). Também integram a Comissão os vereadores Marcelo Perfil (PHS), Luiz Alberto Neném (PTB) e Silvinho Martins (PRP).
A CPI das Rosas já realizou diligências e ouviu o pregoeiro e um membro do setor de licitação da Prefeitura.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS