Dia D de vacinação neste sábado
- Atualizado em 25/01/2018 18:59
Vacina contra a febre amarela
Vacina contra a febre amarela / Supcom
Os 92 municípios do Estado irão realizar o Dia D de vacinação contra a febre amarela neste sábado (27). Em Campos, a imunização acontece em 12 postos distribuídos em pontos estratégicos do município, das 9h às 15h. Outras cidades da região também dizem estar preparadas para a ação. Atualmente, o Estado registrou 23 casos confirmados da doença em humanos, sendo oito óbitos.
Em Campos, a dose da vacina é única e não será fracionada como em outras cidades fluminenses e de outros estados. “Nunca houve interrupção da vacinação contra febre amarela em Campos. Em 2017, a nossa vacinação foi modelo para o estado do Rio de Janeiro inteiro e conseguimos a cobertura de quase 100% da área de alerta. A parte central da cidade é que ainda precisa de maior cobertura devido um desinteresse da população durante a última campanha”, explicou a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde, Roberta Lastorina. Desde 2017, cerca de 260 mil pessoas tomaram a vacina contra a doença no município.
Em Quissamã, as vacinas estarão disponíveis no Centro de Especialidades, das 8h às 15h; e nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Morro Alto, Alto Grande, Santa Catarina, Barra do Furado e Machadinha, das 8h às 13h.
Em São João da Barra, a ação ocorre das 8h às 17h, em 11 pontos. De acordo com a subsecretária de Saúde, Keth Miranda, a dose não será fracionada e 80% da população já foi vacinada.
Em Macaé, a secretaria de Saúde vai disponibilizar doses em 12 postos, das 8h às 16h.
Podem receber a vacina contra a febre amarela pessoas de nove meses a 59 anos que não tenham contraindicação para o uso da vacina e com idade acima de 60 anos que tenham uma declaração médica liberando o uso. (M.S.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS