Cinema e shows no fim de semana
Jhonattan Reis 25/01/2018 18:37 - Atualizado em 29/01/2018 18:46
Entre as atrações deste fim de semana na região estão as várias atividades que serão realizadas na CasaDuna, localizada em Atafona, em São João da Barra. Nesta sexta-feira (26), na Casa, o Cineclube de Atafona exibirá, às 20h, o filme “Na Boca do Mundo” — dirigido por Antonio Pitanga —, que é da década de 70 e se passa no antigo pontal de Atafona. Depois do longa-metragem, será exibido o curta “Bicho Lamparão”, que fala sobre o comerciante Neivaldo Paes Soares, também conhecido como “Bambu”. Após o curta, haverá debate com a presença do jornalista e poeta Aluysio Abreu Barbosa, que era amigo de Neivaldo, assim como a do educador ambiental e instrutor de Yoga Luiz Henrique Vieira de Araújo, o “Lulu de Atafona”, que também conviveu com “Bambu”. A direção do curta é de Rodrigo Folhes e Rafael Mazza.
Carrossel de Emoções
Carrossel de Emoções / Divulgação
Para quem conheceu tão de perto Neivaldo, que desapareceu misteriosamente em 21 de junho de 2015, o curta é uma boa oportunidade para reviver algumas histórias, relembradas também pelos debatedores. Para Aluysio, compartilhar um pouco sobre Neivaldo é fazer um resgate de quando ele ainda morava em Campos e chegou a trabalhar como contato publicitário no jornal Folha da Manhã. “Atendendo a um convite do Fernando Codeço da CasaDuna, que vai apresentar inicialmente o filme na ‘Boca do Mundo’, e depois o curta ‘Bicho Lamparão’, vou falar sobre o Neivaldo que conheci há muitos anos, especialmente em Atafona. Relembrar Neivaldo é interessante porque era um personagem fascinante, que como todo ser humano tinha seu lado bom e ruim”, disse Aluysio.
Entre os vários momentos vividos com “Bambu”, o jornalista destaca a encenação da peça Pontal. Foi no bar (e residência) de Neivaldo, instalado na antiga casa de barco da família Aquino, proprietária do Grupo Thoquino, que no verão de 2010 foi encenada pela primeira vez o espetáculo, que reúne poemas do próprio Aluysio, Artur Gomes, Adriana Medeiros e de Antônio Roberto de Gois Cavalcanti, o Kapi (in memorian), também responsável pela direção. A peça marcou o local pelo grande público que atraiu e proporcionou momentos inesquecíveis, compartilhados também com os atores Yve Carvalho e Sidney Navarro. Em julho de 2012, um novo avanço do mar destruiu a antiga construção no Pontal.
Quem também tem muita história para contar sobre “Bambu”, é o “Lulu de Atafona”: “Eu não pretendo levar nada escrito para o debate. Conheço a história de vida do Neivaldo desde 1979, uma amizade que não foi desfeita, tenho ele no meu coração, numa amizade muito grande. E para o debate vou deixar o sentimento fluir e falar dele para mim é um prazer muito grande. Neivaldo era uma pessoa autêntica demais e, com muita simplicidade, fez milhões de amizades. Ele ainda é o meu amigo querido, é amigo porque para mim ele não morreu, está guardado aqui no meu peito. Falar dele será um prazer”, afirmou.
No mesmo espaço, será realizado, entre esta sexta-feira (26) e domingo (28), sempre das 13h às 20h, o Bazar da CasaDuna, com vários produtos, feijoada, caipirinha e musica ao vivo. Também entre hoje e domingo, a Casa estará com a exposição “Atafona: Museu em Processo” à disposição. A música ao vivo com a banda Amigos da Onça, que seria no domingo, foi antecipada para esta sexta-feira, às 17h.
ImaginaSamba
ImaginaSamba / Divulgação
A CasaDuna também tem outras atrações. Neste sábado (27), tem música ao vivo com Kleison Crespo, tocando sambarock e MPB a partir das 15h, e uma roda de conversa sobre Atafona e a exposição “Atafona Museu em Processo”, às 16h. No domingo, tem apresentação do grupo Teatro da Erosão, às 16h.
Atafona ainda conta com atrações no Balneário. Nesta sexta, a festa fica por conta do grupo Imaginasamba, que se apresenta a partir das 20h. Já no domingo, no mesmo horário, quem sobe ao palco é o bloco funk Carrossel de Emoções. Os shows fazem parte do projeto Verão Balneário 2018 e têm entradas gratuitas.
E a programação em Atafona é extensa. Também tem atração no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, que recebe a exposição “Astronomia e Exploração Espacial”, em parceria com o Clube de Astronomia Louis Cruls, de Campos. Através de imagens, gravuras e modelos de foguetes, o sistema solar e outros atrativos poderão ser conferidos pelos visitantes. Nesta sexta, o lugar está aberto das 9h às 18h. Já sábado e domingo, das 9h às 16h.
Em Campos também há grande agenda. Nesta sexta, a dupla Julio e Maycon se apresenta no palco montado na orla de Farol de São Thomé, em frente ao muro da Marinha. O show está marcado para as 22h30. Já no sábado, no mesmo palco, tem grupo Força Maior às 22h30. O Farol ainda conta com show no Lagamar. No domingo, o cantor Zazal e sua banda apresentarão sucessos de seus 25 anos de carreira a partir das 14h.
A cidade também recebe, neste fim de semana, o projeto 1001 Espetáculos, da Spiral Criativa e Instituto JCA. Sábado, na Cidade da Criança, a Cia. de Arte Persona apresenta “Memórias do Sítio”, às 11h30, e “A Vaca Lelé”, às 14h30. Também neste sábado, serão encenados na Vila Olímpica Valdir Pereira, no Parque Guarus, “Os Saltimbancos”, às 11h, com o Núcleo de Artes Ori, e “Circo a Céu Aberto”, às 14h, com Fabiano Freitas.
A programação do Verão 2018 de São Francisco de Itabapoana contará, nesta sexta-feira, com luau em Guaxindiba. Acontecerá na avenida Atlântica, a partir das 22h30. As atrações serão os cantores Pedro Maia e Edivane Santos, interpretando MPB e sertanejo universitário, respectivamente.
As atrações na cidade continuam sábado em Guaxindiba, com DJ Matheus e Jubiraca a partir das 18h. Também no sábado, tem o concurso Beleza Verão 2018 em Santa Clara. Acontecerá a partir das 20h e será animado pelo DJ Dudu Porto e por Gil Paixão e banda. Ainda no sábado, Banda Me Puxa em Gargaú, Edmilson Parango em Barra do Itabapoana e Edivane Santos em Manguinhos, sendo todos os shows marcados para começar às 22h.
No domingo (28), Guaxindiba terá Nelson Príncipe Negro, às 19h, e Barra do Itabapoana terá a presença do DJ Dudu Porto e Jubiraca, às 17h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS