Emergência em SFI decretada pelo Estado
26/01/2018 19:28 - Atualizado em 30/01/2018 16:37
O governo do estado do Rio de Janeiro homologou nesta sexta-feira o decreto de situação de emergência em São Francisco de Itabapoana por conta do período de estiagem registrado nos últimos meses. O decreto foi publicado no Diário Oficial, que também abrange os municípios de Natividade e Itaperuna, na região Noroeste Fluminense.
Segundo o governo, as três cidades do norte fluminense já registram prejuízos na produção agrícola com a pouca ocorrência de chuvas.
O decreto libera os municípios para contratar serviços e obras sem licitação, desde que sejam para atender à situação de emergência. A medida terá vigência de 180 dias.
Em novembro de 2017, o município de São Francisco de Itabapoana chegou a decretar situação de emergência por 90 dias devido à seca severa provocada pelo longo período de estiagem no município, afetando o setor agropecuário.
Na ocasião, a prefeita Francimara Barbosa Lemos (PSB) ressaltou que, segundo dados da Emater-Rio/UFRRJ, em 160 dias ocorreu um índice de precipitação pluviométrica de 13,4mm, bem abaixo da média histórica de 1200 a 1500mm. Em decorrência da estiagem, houve um comprometimento nos mananciais, prejudicando o armazenamento de água e provocando sérios problemas de abastecimento para o consumo humano e animal.
Segundo o relatório, houve uma redução de 35% na produção leiteira em SFI devido à estiagem prolongada. Já em relação à pecuária de corte, a diminuição atingiu 40% provocadas pela insuficiência de pastagem e de água para o gado bovino. Com referência à piscicultura, houve o secamento de açudes e redução drástica da lâmina de água armazenada nos tanques, além de menor produtividade e comprometimento do ecossistema.
Em Natividade, produtores locais já teriam acumulado perdas de R$ 5 milhões. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS