Garotinho "poupa" Benedicto Jr
Suzy Monteiro 30/01/2018 10:06 - Atualizado em 31/01/2018 19:06
Ex-governador Garotinho
Ex-governador Garotinho / Folha da Manhã
Um dos maiores trunfos que o ex-governador Anthony Garotinho gosta de propagar aos quatro ventos é o fato de ter divulgado em seu blog, no ano de 2012, fotos do que foi apelidado como “farra dos guardanapos”. Na festa em que o então governador Sérgio Cabral particiou em Paris, França, junto com secretários estaduais e empresários, entre eles Fernando Cavendish, todos dançando com guardanapos enrolados nas cabeças. Porém, a divulgação foi seletiva, segundo matéria do jornal O Globo, publicada domingo. Quase seis anos depois, Garotinho permanece sem publicar a imagem de outro relevante empresário do setor de construção que também esteve presente no evento parisiense: o executivo Benedicto Junior, ex-presidente da Odebrecht Infraestrutura. Benedicto é o executivo que assinou o contrato do Morar Feliz - programa habitacional do governo Rosinha Garotinho e que consumiu, já com aditivos, quase R$ 1 bilhão. A Folha enviou questionamento à assessoria de Garotinho por email, mas não recebeu resposta.
Segundo o jornal, “O ex-governador diz só ter recebido tempos depois a fotografia de Benedicto na festa, mas não explica por que nunca a divulgou em seu blog. Ao lado de duas testemunhas, o próprio Garotinho mostrou a imagem à reportagem, na tela de um computador, porém nunca enviou o arquivo”.
A matéria lembra que as relações entre a Odebrecht e Garotinho foram destrinchadas na delação premiada do próprio executivo, homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano passado. Benedicto fora preso na 23ª fase da Operação Lava-Jato, em fevereiro de 2016 e, meses depois, acabou decidindo colaborar com a Justiça junto com dezenas de executivos da empreiteira.
Na delação, o empresário disse que o ex-governador e sua mulher, Rosinha Garotinho, receberam da Odebrecht quase R$ 20 milhões da empresa em pelo menos quatro campanhas eleitorais passadas. No sistema criado pela empreiteira para administrar pagamentos de propina, chamado de Drousys, Garotinho aparece com os apelidos de “Bolinha”, “Rolinho” e “Pescador”.
Em junho do ano passado, Benedicto e outro executivo da Odebrecht, Leandro Azevedo, estiveram em Campos em junho, onde confirmaram no Ministério Público Estadual (MPE) as delações. O inquérito apura denúncias envolvendo o programa habitacional. A Câmara de Campos também tem uma CPI tramitando sobre o assunto.
Pros nega Garotinho, que descarta PRB
Retirado da presidência do PR pela Executiva nacional após inúmeros escândalos e, em ato contínuo, sair do partido, o ex-governador Garotinho anda procurando outra legenda. Mas as conversas estariam adiantadas com o Pros, que tem como presidente regional o deputado federal Felipe Bornier. A conversa, porém, estaria acontecendo em nível nacional.
Bornier - alvo constante de Garotinho com denúncias no blog - disse através de sua assessoria que desconhece qualquer conversa neste sentido. O pai de Felipe, Nelson Bornier é ex- aliado de Garotinho, com quem rompeu há mais de uma década.
O Pros, porém, em 2014 esteve coligado com o PR - e o PT do B - na campanha de Garotinho ao Governo do Estado. Bornier assumiu em 2016.
No último domingo, em programa de rádio em Farol, Garotinho falou sobre mudança de partido. Não comentou sobre o Pros, mas, praticamente, descartou o PRB, do prefeito do Rio Marcelo Crivella. Segundo Garotinho, houve o convite por parte do prefeito e do presidente nacional em exercício Eduardo Lopes: “Tenho que ser coerente. Se sou contra o aumento exorbitante da taxa de iluminação aqui, também tenho que ser lá. E já falei isso com ele (Crivella). O aumento de IPTU lá será tão violento quanto o daqui”, disse Garotinho, afirmando que março decidirá.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS