Começam nesta segunda as inscrições para a EPA
31/01/2018 18:46 - Atualizado em 02/02/2018 15:13
Começam na próxima segunda-feira (5), as inscrições para a Escola de Práticas Artísticas (EPA) da secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece), em parceria com a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL). Ao todo, serão oferecidas 60 novas vagas para estudantes da rede pública municipal com idades entre 7 e 16 anos. As aulas começam no dia 20 de fevereiro e acontecem sempre as terças e quartas-feiras, nos turnos da manhã e à tarde, no Teatro do Bolso Procópio Ferreira.
As aulas têm início no dia 20
As aulas têm início no dia 20 / Supcom
Os interessados devem procurar a gerência de Animação Cultural, na sede da Smece, portando cópia da certidão de nascimento do estudante e RG do responsável. A Smece fica na Praça de Cinco de Julho, 60- prédio da antiga Estação Ferroviária. O atendimento é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.
O Epa funciona como um curso pré-técnico em artes, com o ensino de prática e teoria de cada vertente artística. O projeto visa capacitar os alunos profissionalmente, os preparando para apresentações culturais e atuações em programas artísticos municipais. O “Epa!” tem três anos de duração e é dividido nos módulos: Teatro, Dança, Música e Artes Visuais.
O projeto foi iniciado no ano passado, quando 80 estudantes foram atendidos e puderam apresentar um pouco do que aprenderam com a peça: “Portinari, pés, alma e sentimento”.
Todos os professores do projeto são servidores da Smece e possuem especialização em artes. Para Luana Dias, coordenadora do projeto e animadora cultural do município há 20 anos, o Epa é uma grande oportunidade para professores e alunos.
— O Epa oferece ao estudante a oportunidade de revelar e lapidar os talentos que possui. A arte amplia horizontes. No processo de conhecimento da arte são envolvidos, além da inteligência e do raciocínio, o afetivo, o emocional e o espírito de coletividade, pois grande parte da produção artística é feita no coletivo. Além disso, para nós, profissionais da animação cultural e instrutores de artes e ofícios, é uma forma de valorização do nosso esforço em nos especializarmos. Poderemos colocar em prática tudo aquilo que pesquisamos e estudamos — acrescentou Luana. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS