Defensoria tem nova sede inaugurada em Campos
Matheus Berriel 01/02/2018 14:15 - Atualizado em 02/02/2018 14:44
Prefeito ao lado do defensor público geral do Estado
Prefeito ao lado do defensor público geral do Estado / Paulo Pinheiro
Foi inaugurada, na manhã desta quinta-feira (01), a nova sede dos núcleos de primeiro atendimento da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Dperj) em Campos. Localizada no primeiro andar do Centro Executivo, na avenida Alberto Torres, em espaço cedido pela Prefeitura, a sede reúne todas as demandas iniciais da população do município nas áreas Cível, de Família e de Fazenda Pública e Tutela Coletiva. Estiveram presentes na cerimônia o defensor público geral do Estado, André Castro; a coordenadora de Saúde e Tutela Coletiva, defensora pública Thaísa Guerreiro; o prefeito de Campos, Rafael Diniz; o procurador geral do município, José Paes Neto; o juiz em exercício da 1ª Vara Cível, Eron Simas dos Santos; entre outras autoridades.
Nova sede fica no 1º andar do Centro Executivo
Nova sede fica no 1º andar do Centro Executivo / Paulo Pinheiro
— É importantíssimo que em uma Comarca tão importante, numa cidade tão importante, a Defensoria Pública esteja bem estruturada para atender a um volume tão grande de pessoas, como nós atendemos aqui em Campos. Essa sede, sem sombra de dúvidas, trará muito mais conforto para todas as pessoas que procuram a Defensoria Pública — disse o defensor público geral do Estado, André Castro, citando a crise financeira do país como um dos motivos pelo aumento da demanda. — É um esforço muito grande para conseguir, com menos recurso, oferecer um serviço em maior quantidade e de melhor qualidade para toda a população —completou.
O prefeito Rafael Diniz também comentou a importância da nova sede campista da Dperj. "Estamos realizando um sonho da Defensoria, do município, com certeza do Poder Judiciário, do Ministério Público, porque todos entendemos a necessidade de um projeto como esse, mas, acima de tudo, um sonho do cidadão, porque ele é o grande agraciado pela realização e o sucesso desse projeto", comentou.
Na nova sede, foi implantada a Câmara de Resolução de Litígios em Saúde, fato comemorado pelo procurador geral do município, José Paes Neto: "É um grande avanço para o município, para a Defensoria e, sobretudo, para a população campista, que vai contar com um serviço técnico, especializado, que vai evitar a judicialização das questões da saúde, diminuindo os processos. Garante mais agilidade na prestação de serviços, economia de recursos, que vão poder ser investidos na própria saúde pública municipal".
  • Prefeito esteve na cerimônia de inauguração

    Prefeito esteve na cerimônia de inauguração

  • Inauguração da nova sede

    Inauguração da nova sede

  • Inauguração da nova sede

    Inauguração da nova sede

Segundo José Paes Neto, hoje, os processos relacionados à Saúde representam mais de 80% da demanda do município. "Com a implementação da Câmara, a gente consegue desafogar o Poder Judiciário, garantindo que o Poder Judiciário possa atuar em outras demandas", destacou.
Também estiveram presentes na inauguração da nova sede o coordenador geral do interior da Defensoria Pública, Marcelo Leão; o coordenador da região 12, Rogério Nunes; o primeiro subdefensor público geral, Denis Praça; o subprocurador geral da Câmara de Vereadores de Campos, Filipe Mothé, representando o presidente da Câmara, Marcão Gomes; a secretária municipal de Saúde, Fabiana Catalani; o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Fabiano Souza; e o major Altamir, representando o comandante do 5º Grupamento de Bombeiro Militar, tenente-coronel Rodrigo Barcelos.
Fotos: Paulo Pinheiro e Matheus Berriel

ÚLTIMAS NOTÍCIAS