Dia D contra febre amarela leva população aos postos de vacinação
27/01/2018 10:31 - Atualizado em 29/01/2018 16:52
O Dia “D” de vacinação contra a febre amarela começou cedo em vários pontos da cidade. Já pela manhã, diversas pessoas foram em busca da dose da vacina. A secretaria municipal de Saúde, através da Vigilância em Saúde, disponibilizou 12 polos para a imunização. Nos municípios do interior do estado a dose da vacina é única e não será fracionada como em outras cidades fluminenses e de outros estados. Desde 2017, em Campos, mais de 260 mil pessoas foram imunizadas contra a doença.
A secretária Ana Paula Queiróz esteve logo cedo com a filha de oito anos para para garantir a dose para as duas.  
— Acordei cedo porque não queria enfrentar fila, mas não teve jeito. O bom que aqui em Campos não está tendo correria como em outras regiões do estado —, disse Ana Paula. 
O Ministério da Saúde considerou o Estado do Rio de Janeiro como Área com Recomendação de Vacinação (ACRV). Em todo o território fluminense, são 25 casos confirmados de febre amarela, sendo nove óbitos.
Em janeiro do ano passado, a Secretaria de Saúde iniciou os cinturões de bloqueio no estado, com vacinação contra a febre amarela em municípios da divisa com o Espírito Santo e Minas Gerais. E desde julho, todos os 92 municípios do estado estão com recomendação da vacinar e receberam doses para imunizar a população.
A dose fracionada será aplicada em pessoas na faixa etária de 2 anos até 59 anos não vacinadas; mulheres não vacinadas que estejam amamentando crianças com mais de 6 meses; e maiores de 60 anos não vacinados, após avaliação de serviço de saúde.
Já a dose padrão será dada para crianças de 9 meses a menores de 2 anos; pessoas com condições clínicas especiais, como quem vive com HIV/Aids, em tratamento de quimioterapia e pacientes com doenças hematológicas; gestantes; e viajantes internacionais, que devem apresentar comprovante de viagem.
A mobilização na capital vai até 9 de fevereiro, com a vacina fracionada disponível em 232 unidades da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Neste sábado, todas as unidades funcionarão das 8h às 17h, exclusivamente para a imunização contra a febre amarela, além de postos extras espalhados pela cidade.
Os polos de vacinação em Campos são: Centro de Saúde, na sede da Secretaria Municipal de Saúde; Centro de Saúde de Guarus; CRTCA I; CRTCA II; as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Penha, Farol (Lagamar); Morro do Coco e Tócos e as Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) de Travessão, Ururaí, Santo Eduardo e São José. Nos demais dias, a vacina pode ser tomada das 8h às 16h nos mesmos pontos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS