Freira pregará em escola espírita
Jhonattan Reis 27/01/2018 14:37 - Atualizado em 29/01/2018 18:47
Filósofa e doutora em teologia pela Universidade Estadual do Ceará, a freira católica Aíla Pinheiro Andrade ministrará, neste domnigo (28), às 10h, uma palestra na Escola Jesus Cristo, em Campos. Ela, que desenvolve um projeto que aborda diálogos inter-religiosos, está na cidade desde sexta-feira (26), quando também palestrou na instituição. Aíla é membro do Instituto Nova Jerusalém, de Fortaleza, no Ceará, especialista nos manuscritos do Mar Morto e estudiosa das Cartas de Paulo Apóstolo. A escola está localizada na rua dos Goytacazes (antiga rua do Gás), 177, na Lapa, e a entrada para a palestra é franca.
Freira Aíla Pinheiro Andrade
Freira Aíla Pinheiro Andrade / Reprodução - Facebook
Irmã Aíla, como a pesquisadora também é conhecida, visita várias comunidades religiosas no Brasil e no exterior. O objetivo, segundo ela, é defender o diálogo inter-religioso como uma importante ferramenta de divulgação do evangelho e do cristianismo. Esta é a segunda vez que Aíla, que é natural do município de Castelo do Piauí, no Ceará, vem a Campos para realizar palestras.
— O trabalho de Irmã Aíla é muito importante e tem sido elogiado em várias partes do mundo. Trabalhando com o movimento inter-religioso, ela, que faz parte de um grupo judaico e pensa muito nessas questões, tenta aproximar as religiões, o que é muito importante num tempo em que há bastante intolerância religiosa — comentou a professora da Escola Jesus Cristo Hilda Mussa Tavares.
Diretor da Escola Jesus Cristo, Flávio Mussa Tavares também falou sobre a importância da palestra de Aíla Pinheiro Andrade para as comunidades religiosas.
— Por isso, o trabalho dela tem recebido muitos elogios. Entre os temas que ela trabalha, esse é destaque porque promove o diálogo entre religiões distintas, levando em consideração seus conhecimentos filosóficos e teológicos. Com isso, ela promove a união de pessoas de opiniões diferentes. Neste caso, ela, da religião católica, falará a pessoas da religião espírita — relatou.
Escola — Fundada em 27 de outubro de 1935 pelo professor Clóvis Tavares, a Escola Jesus Cristo foi concebida sob inspiração espiritual de Nina Arueira. Inicialmente era chamada de Escola Infantil Jesus Cristo, pois era destinada apenas à evangelização de crianças, que se reuniam em uma pequena sala da casa de Maria Madalena Arueira, mãe de Nina, na antiga rua do Mafra (atual rua Joaquim Távora), 1, no Centro de Campos, para ouvir o evangelho narrado por Clóvis Tavares, à época com 20 anos de idade. Os pais das crianças, porém, começaram a se interessar pelas aulas de evangelho e o espaço se tornou pequeno, sendo necessária a mudança do local e de nome da instituição, que se tornou somente Escola Jesus Cristo.
De lá para cá, passou por dois endereços — uma sala na rua Tenente Coronel Cardoso (antiga Formosa), de 1936 até o ano seguinte; e um imóvel alugado na rua Carlos de Lacerda (antiga rua do Rosário), de 1937 até 1939 — até ser sediada na rua dos Goytacazes, atual endereço.
Desde 1957, a escola também conta com atividades artísticas com o grupo amador teatral Casimiro Cunha. Na época da criação do grupo, teve apresentação da peça “O Barão da Cotia” no antigo Teatro Trianon.
Desde então, a escola teve alguns diretores descendentes de Clóvis Tavares. Em 2015, em seu 80º aniversário, as histórias da instituição, de Clóvis e de Nina Arueira foram contadas no cinema com o documentário “Luz da Escola”, dirigido por Oceano Vieira de Melo.
Atualmente, a instituição, que funciona diariamente, trabalha com serviços de auxílio ao próximo e de aulas e pregações evangélicas e doutrinárias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS