TRE nega Embargos a Thiago Virgílio e Linda
Suzy Monteiro 25/01/2018 21:34 - Atualizado em 29/01/2018 16:57
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) rejeitou, por unanimidade, os Embargos de Declaração dos vereadores Thiago Virgílio e Linda Mara Silva, ambos do PTC. Os dois foram condenados em primeira instância no caso Chequinho, tiveram a condenação confirmada pela Corte Regional em dezembro e os Embargos eram o último recurso no TRE. Eles poderão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas fora dos cargos, como já aconteceu com Jorge Magal, Vinicius Madureira e Jorge Rangel (este último continua no Legislativo porque o TRE ainda não fez a notificação).
No lugar de Virgílio e Linda Mara, devem ser convocados os suplentes Carlos Alberto Canaã e Cabo Alonsimar. Porém, Canaã já tem condenação em primeira instância. Depois dele, vem Beto Cabeludo.
O afastamento, porém, só acontece após notificação do TRE à Câmara dos Vereadores. Jorge Rangel, por exemplo, teve os Embargos negados em 11 de dezembro. Até o momento, o Legislativo não foi notificado. Quando Jorge sair, que retorna à Câmara será a professora Joilza Rangel.
Linda Mara e Thiago Virgílio estão no grupo de seis vereadores eleitos em 2016, mas que não tomaram posse em dezembro daquele ano por problemas judiciais originados na Chequinho. Além deles, ficaram fora do Legislativo Kellinho (PR), Miguelito (PSL), Ozéias (PSDB) e Jorge Rangel (PTB). Eles só tomaram posse em meados do ano passado, após decisão do TSE e uma liminar do TRE.
Além deles, também respondem e já foram condenados na Chequinho Roberto Pinto (PTC), os vereadores Thiago Ferrugem (PR), Vinicius Madureira (PRP) e Jorge Magal (PSD). Roberto Pinto e Ferrugem ainda terão seus recursos julgados pelo TRE.
Virgílio foi reeleito com 3,360 votos, enquanto Linda Mara, que era suplente até 2016, foi eleita com 2,151 votos.
Já foi julgada em Campos a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) principal, que tem como réus a ex-prefeita Rosinha Garotinho, a ex-secretária de Desenvolvimento Humano e Social Ana Alice Alvarenga; a ex-coordenadora do Cheque Cidadão, Gisele Koch; Dr. Chicão (PR) e Mauro Silva (PSDB), que concorreram aos cargos de prefeito e vice, respectivamente, no último pleito, com apoio da máquina administrativa. Todos foram condenados e recorrem ao TRE.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS