Carnaval agora é Campos Fest
Jhonattan Reis 23/01/2018 18:29 - Atualizado em 25/01/2018 17:26
Campos Fest é a nova denominação do Carnaval campista, que terá sua realização através de patrocínio obtido por meio de uma empresa privada. A intenção é que o novo formato do Carnaval na cidade se dê não só em 2018, mas também nos próximos anos, segundo informou o Instituto ArtLife — empresa responsável pela captação de recursos, execução e organização do 1º Campos Fest. Embora ainda não tenha definição de data e prefira não adiantar o nome dos patrocinadores, a representante legal do ArtLife, Leila Sarmento, garante que as negociações estão bastante adiantadas. As informações foram publicadas em primeira mão no blog Na Curva do Rio, da jornalista Suzy Monteiro. Ainda sobre o assunto, será realizada, nesta quinta-feira (25), a coroação da corte do Carnaval campista.
De acordo com Leila Sarmento, a iniciativa privada foi procurada por meio do Instituto ArtLife, que trabalha na área de meio ambiente e também gere projetos nas áreas da cultura, esporte e entretenimento, atuando como uma ponte entre empresas e poder público.
Carnaval em Campos
Carnaval em Campos / Rodrigo Silveira
— O projeto do Carnaval foi apresentado ao ArtLife em um momento em que não se tinha perspectivas de captação de recursos e a certeza, anunciada pelo poder público municipal, de que não haveria, por conta da crise financeira, disponibilidade de verba pública — comentou ela, lembrando que a festa passará a ser regional.
Ainda segundo a representante legal do Instituto ArtLife, enquanto a Associação de Bois Pintadinhos de Campos dos Goytacazes (Aboipic) — que tem a outorga para buscar recursos e realizar o Carnaval — tratava junto ao município da organização das associações com a “agenda positiva”, o “ArtLife tratava de ir ao mercado, com o projeto embaixo do braço, para buscar os parceiros”.
Leila ressaltou, ainda, que a estrutura física disponível em Campos e a história rica do Carnaval do município “foram decisivas para que a principal empresa que está apalavrada (uma cervejaria, cujo nome ainda não foi divulgado) decidisse investir na cidade”.
— O instituto teve papel decisivo ao apresentar e defender o projeto, mas apresentando as dificuldades e saídas para sua excelência na execução. Tanto é que a empresa propôs contrato de quatro anos, o que demonstra que o projeto não é curto — diz Leila.
As reuniões com representantes dos carnavalescos e da Prefeitura de Campos, explica Sarmento, tiveram início há cerca de sete meses.
— E diversas etapas tiveram que ser vencidas, o que muitas vezes esbarram nas burocracias, que fazem parte do processo. Uma dessas foi o estudo feito pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro), para onde foram enviados os dados de 34 agremiações, das quais 19 receberam o ok. Dinheiro privado não quer dizer que não tenha que cumprir as etapas e exigências postas pelo sistema, que nesse caso é do Estado.
Já sobre verba, Leila comentou que, em função das festas de fim de ano e do mês de janeiro — períodos que consistem em festejos e férias —, a expectativa para liberação de parte da verba ainda não aconteceu. Porém, segundo ela, a instituição está trabalhando nesse sentido.
Já de acordo com a Prefeitura de Campos, a data do Carnaval será anunciada em breve. A Prefeitura também ressaltou que o evento será realizado sem custos para os cofres públicos, sendo 100% produzido pela iniciativa privada.
Corte — A coroação da corte do Carnaval campista acontecerá quinta-feira, a partir das 21h, na quadra da escola de samba Ururau da Lapa. No evento, que tem entrada gratuita, serão coroados o rei momo, Jefferson Sobrinho; a rainha do Carnaval, Kellen Gaia; a musa, Franciara Araújo; o cidadão samba, Francisquinho Caldas; e a rainha mirim, Maria Cabral Batista. Ainda na coroação, haverá a participação de todas as agremiações participantes do Carnaval 2018.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS