UPA de Guarus com atendimento apenas para casos de emergência
Jane Ribeiro 23/01/2018 16:56 - Atualizado em 24/01/2018 14:42
Funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Guarus, cruzaram os braços na manhã desta terça-feira (23) sem data prevista para retornar ao trabalho. Os funcionários plantonistas estão dentro da unidade, mas atendendo emergências amarela e vermelha. Quem chega em busca de atendimento é encaminhado para o Hospital Geral de Guarus (HGG). Eles alegam que estão com o pagamento do 13º salário de 2017 e do vale alimentação atrasados. No final do ano passado o corpo médico clínico e pediátrico da unidade paralisaram o atendimento pelo mesmo motivo: atraso no pagamento.
Quem chega ao local na esperança de ser atendido fica indignado. Esse foi o caso da dona de casa, Andréia Marinho. Segundo ela a UPA era o único lugar mais próximo de sua casa que faz um atendimento emergencial completo.
— Sempre venho aqui e o atendimento é muito bom, aqui temos consulta, exames e até remédios. Agora eu pergunto: Vamos para onde? Estou com minha filha com febre precisando fazer um raio X da face, porque ela está com sinusite. Levar para o HGG, um local que não tem estrutura... Prefiro voltar para casa — disse Andréia.
Grande parte dos funcionários pertence à Organização Social Instituto dos Lagos RIO e os médicos do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM). Uma funcionária da unidade informou que o atendimento está sendo feito somente com muita emergência. Ela disse que a empresa não está cumprindo com o acordo que era de efetuar o pagamento no dia 20.
— Até agora nada foi depositado. Fizemos nossa reivindicação através de ofício e a empresa não está cumprindo com o que foi acordado. Queremos o pagamento do 13º salário de 2017 e do vale alimentação. Ainda tem o 13º salário de 2016, que não foi pago — disse a atendente que não quis se identificar.
Em nota, a Assessoria da Secretária de Saúde de Estado informou que já foi feito um acordo com a empresa Organização Social Instituto dos Lagos RIO e que o pagamento será feito em três vezes, a partir desta terça-feira.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS