Produção de minério de ferro na gangorra
25/01/2018 20:55 - Atualizado em 29/01/2018 18:51
Navio modelo Panamax
Navio modelo Panamax / Ascom/Divulgaçãoo
Em tempos de debate sobre o pagamento de royalties do minério de ferro, a Anglo American apresentou nesta quinta-feira o relatório de produção global do quarto trimestre de 2017. A produção de minério de ferro do Minas-Rio no quarto trimestre de 2017 foi de 4 milhões de toneladas (em base úmida), uma redução de 19% em comparação com o mesmo período de 2016 em função do já esperado minério de baixo teor. A empresa está ligada ao Porto do Açu, em São João da Barra, através do mineroduto Minas-Rio.
Para o ano inteiro, a produção teve um aumento de 4%, para 16,8 milhões de toneladas de minério de ferro, visto que a operação continua o ramp-up dentro da atual capacidade operacional.
O ritmo do ramp-up foi limitado pelo minério com teor menor, já que a operação utilizou a reserva remanescente da área licenciada da Etapa 2. O foco permanece na obtenção das licenças necessárias para a Etapa 3, que permitirá acessar a completa gama de teores do minério bruto e atingir a capacidade nominal de produção anual de 26,5 milhões de toneladas.
O Grupo Anglo American está presente no Brasil com a produção de níquel e minério de ferro, negócios que foram integrados em uma estrutura única em 2017. Com as operações de Barro Alto e Codemin, localizadas nas cidades de Barro Alto e Niquelândia (GO), produzimos ferroníquel. Por meio de um sistema integrado de logística, no Minas-Rio, produzimos minério de ferro a partir da mina e da usina localizadas em Alvorada de Minas e Conceição do Mato Dentro (MG). O minério é transportado por mineroduto até o terminal de minério de ferro do Porto de Açu, em São João da Barra (RJ), empreendimento que tem 50% de participação da Anglo American. Atualmente, o Minas-Rio está em processo de licenciamento ambiental da Etapa 3, que permitirá à empresa alcançar a produção de 26,5 milhões de toneladas por ano.
A companhia conta com 3,3 mil empregados próprios no Brasil e outros 4 mil terceirizados. (A.N.) (D.P.P.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS