Dica de treino

Treino Total - TT

Um dos fatores que mais atrapalham o atleta numa periodização macro visando cumprir a programação em uma determinada temporada, seja de corrida, pedal ou natação, é a lesão esportiva, e que é reconhecida na literatura científica como um processo multifatorial.

Frente a necessidade de poder dar prosseguimento aos treinos, onde a Continuidade é Princípio fundamental no progresso do Treinamento Desportivo, minimizando assim a possibilidade de contratempos que possam afastar o atleta do esporte, e diante de exercícios que possam causar ótimas adaptações ao organismo garantindo força para as demandas exigidas, o trabalho preventivo se mostra fundamental para que todo este processo ocorra.

Este protocolo aqui apresentado, diante de todas às suas variações - Individualidade Biológica e Especificidade - objetiva trabalhar em dois polos distintos, visto ser desenvolvido sob à ótica do treino integrado, com a participação de todo o organismo entrelaçado e interligado, visando uma proteção positiva para o esportista, e com isso, gerando a já citada é importante Continuidade.

Esta teoria apresentada diz respeito à integração entre um formato de treino que busca isolar determinados músculos somado à um outro que tem como foco o inverso, ou seja, um trabalho multi-articular que objetiva proporcionar múltiplas experiências através do movimento.

Desta forma, numa perspectiva integrada e com metodologias diferentes que se unem e tornam-se mais fortes, podendo trazer benefícios superiores frente a uma modelagem de treinos tradicionais, e que na maior parte das vezes o treino é feito de forma isolada ou somente multi-articular, sem a necessária integração.

O método vai incidir sobre dois formatos que se complementam e se tornam mais fortes, que é o treino de força em aparelhos, isolando os músculos, associado com o treino de força multi-articular, via kettlebell e afins.

Levar-se-a em consideração para este protocolo os aspectos lúdicos e variáveis do treino, fatores extremamente importantes num objetivo macro, pois através da busca de emoções positivas numa determinada rotina à sua fidelização a longo prazo pode ser facilitada.

Os instrumentos utilizados para buscar este objetivo de integração entre às duas metodologias são aparelhos de musculação no caso 1 (isolamento muscular) e kettlebell no caso 2 (treino integrado) em conjunto com outros acessórios.

Na primeira parte do treino serão realizados exercícios para membros superiores (MS), com 4 exercícios no formato Agonistas/Antagonistas em Super Set, direcionados para peitoral maior e grande dorsal em séries de 3 com 6 à 10 repetições, de acordo com a necessidade individual e do esporte praticado.

Na segunda parte do treino serão realizados 6 exercícios de MI (membros inferiores) com o objetivo principal de fortalecer a parte anterior e posterior da coxa mais o glúteo máximo, ou seja, músculos que envolvem a articulação do joelho e quadril.

Os exercícios serão realizadas no formato Agonistas/Antagonistas em Super Set de 3/4 séries de 6 à 10 repetições, com no máximo 15 segundos de intervalo entre os exercícios e 30 segundos entre as séries. A escolha da carga vai ser feita de acordo com pesagens anteriores utilizadas pelo atleta ou ainda será feita diante da capacidade atual de cada um.

Na terceira parte do treino serão realizados três séries de 3 exercícios (2 com kettlebell mais um abdominal) com 1 minuto para cada tarefa, sendo o intervalo de 1 minuto após a realização de cada série de 3 exercícios. O tempo do circuito completo será de 10 minutos. A carga do kettlebell vai ser escolhida diante da experiência anterior do atleta.

Esta sequência foi feita exclusivamente pensando em atletas de performance de corrida, bicicleta e natação frente as necessidade individuais respeitando pontos fracos e fortes, sem fugir da proposta original que é integrar as duas metodologias de treinos.

O tempo total desta rotina, que necessita ser feita com muito foco e disciplina, duas vezes na semana, gira em torno de 45 minutos, com uma redução considerável no tempo total de treino, algo cada vez mais importante para grande parte das pessoas.

MSc. Marcos Almeida







ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Marcos Almeida

    [email protected]

    Marcos Almeida é assessor esportivo, especialista em Ciência da Musculação e mestre em Ciência da Motricidade Humana.