Fundecam com incentivo ao empreendedorismo
08/01/2018 18:15 - Atualizado em 10/01/2018 18:37
O Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam) publicou em Diário Oficial de sexta-feira (5) decreto que cria o Fundecam Inovação. Dentro do Programa Municipal do Microcrédito, os financiamentos utilizarão recursos próprios do município, que poderão chegar a créditos de R$ 50 mil. O foco do investimento é o empreendedor campista, que antes era desprivilegiado em relação a grandes empresas. O Fundecam tem outras linhas de financiamento: Empreendedor, Agricultura Familiar e Economia Solidária.
Supcom
A sede do Programa Municipal do Microcrédito agora funciona na secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico — antiga Casa Brasil Portugal — localizada na rua Salvador Corrêa, 21, Centro, juntamente com a Casa do Empreendedor. Os interessados podem ir à sede do programa de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Para se habilitar aos créditos do Fundecam – Inovação, o proponente deverá ter contrato já assinado dentro dos programas de fomento à Inovação como Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e Sebraetec — programa nacional do Sistema Sebrae. O crédito poderá englobar a contrapartida financeira exigida pelas empresas nessas ações, além de outros investimentos necessários à execução do projeto.
—Vivemos em uma sociedade de inovação, então essa é uma necessidade constante. Existem programas de fomento à inovação, mas eles não oferecem o financiamento de 100% do projeto. O Fundecam – Inovação poderá colaborar com essa contrapartida necessária, além da aquisição de material permanente — explica o superintendente do Fundecam, Rodrigo Lira.
Com juros de 6% ao ano, o prazo máximo para pagamento do financiamento através do Fundecam-Inovação será de 36 meses e a carência será de até três meses. Os detalhes do Programa foram elaborados junto a pesquisadores em inovação de Campos para garantir sua eficácia, como explica Rodrigo Lira:
— O Fundecam foi reinventado em 2017 para privilegiar os empreendedores campistas. Para desenhar este decreto com foco em ciência, tecnologia e inovação buscamos o polo de Inovação do IFF, Uenf e outros pesquisadores. Fizemos esta elaboração de forma democrática, característica do governo Rafael Diniz — comentou. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS