Segurança de imóveis nas férias
Jane Ribeiro 06/01/2018 18:56 - Atualizado em 09/01/2018 13:35
Cercas elétricas são opção contra criminosos
Cercas elétricas são opção contra criminosos / Antônio Leudo
O período de férias de verão é o momento em que boa parte da população aproveita para viajar. O sentimento de insegurança, por deixar as casas sem ninguém, vem antes de preparar as malas. Para evitar surpresas é preciso medidas de proteção e ações simples que podem evitar prejuízos. Em dezembro, a procura por colocação de cercas elétricas, alarmes e câmeras de monitoramento cresceu cerca de 35%.
Em 2016 foram registrados 15 arrombamentos em residências e 24 em estabelecimentos comerciais. Em 2017, foram 11 em residências e 15 no comércio, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP). A expectativa das autoridades é diminuir ainda mais em 2018. No Centro de Campos, um caminhão da Guarda Civil Municipal (GCM) reforça o monitoramento. O serviço era realizado com câmeras e monitores instalados em um ônibus, que ficava estacionado na praça Quatro Jornadas e foi deslocado para a praia do Farol de São Thomé.
Moradores tomam medidas para evitar furtos
Moradores tomam medidas para evitar furtos / Antônio Leudo
Em nota, a assessoria da superintendência de Paz e Defesa Social, informou que as 22 câmeras da área central e das entradas da cidade continuam funcionando e que o deslocamento do ônibus para o Farol não vai prejudicar a segurança no Centro. O comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Fabiano Souza, garante que o policiamento não será modificado.
— O policiamento ordinário, que é aquele que temos em Campos, não será mexido. O que nós planejamos foi que as férias dos policiais, que seriam em janeiro e fevereiro serão suspensas e redistribuídas ao longo do ano. O efetivo que ficava no batalhão irá para as praias e estamos recebendo um efetivo também de Santo Antônio de Pádua para atuar no litoral — informou.
Em vários bairros, casas já dão sinal de estarem vazias, o que aumenta o índice de arrombamentos nessa época. Algumas medidas simples podem tornar as residências menos suscetíveis às ações de bandidos. “A recomendação é para que as pessoas fiquem mais atentas. Peça ao vizinho para que fique de olho. Não deixe a casa completamente abandonada, lixo acumulado, luz acessa de dia, jornal acumulado do lado de fora, tudo isso desperta para que os bandidos possam agir”, disse o comandante.
  • Busca por equipamentos cresceu cerca de 35%

    Busca por equipamentos cresceu cerca de 35%

  • Busca por equipamentos cresceu cerca de 35%

    Busca por equipamentos cresceu cerca de 35%

  • Cercas elétricas são opção contra criminosos

    Cercas elétricas são opção contra criminosos

Quem planeja viajar na segunda quinzena de janeiro é a família do Sr. Eduardo Carvalho. Mas, antes ele pretende tomar medidas de segurança. Vai contratar um guarda para vigiar a casa. “Não quero deixar a casa completamente abandonada, por isso, pretendo contatar uma pessoa de confiança para ficar lá em casa pelo menos durante a noite. Acho que ficaria mais tranquilo”, disse ele.
Alarmes de monitoramento são opção
A procura por alarmes de monitoramento para imóveis cresce 35% no período de férias, que é a época em que muitas pessoas viajam. De acordo com o empresário Ricardo Bertual, a população está mudando os seus hábitos de proteção, já que 80% das pessoas que procuram por esses equipamentos nunca tiveram alarme monitorado. Além disso, segundo dados do setor, a cada 100 tentativas de furtos em imóveis com alarmes, 94 fracassam.
— Nesse período existe sempre a preocupação em colocar alarme ou câmeras de monitoramento, mas se compararmos com o ano passado a procura não foi tão grande. No início de 2017 tivemos um crescimento de 60% e agora caiu pela metade. Mesmo assim, as pessoas estão preocupadas. E o nosso trabalho é imediato quando há os disparos seja por qual motivo for. Chegam para nós em questão de segundos e imediatamente a gente entra em contato com o cliente e caso não seja o disparo feito pelo cliente é deslocado um patrulheiro para averiguar e caso seja constatado um arrombamento a gente chama a polícia. Com o sistema de cada 100 tentativas de furtos em imóveis com alarmes, 94 fracassam — informou o empresário.
As medidas simples para garantir mais tranquilidade
Além do investimento em itens de segurança, é importante que o proprietário preste atenção em suas atitudes. Algumas medidas simples podem tornar as residências mais seguras e menos suscetíveis às ações dos bandidos.
Entre as dicas de segurança para quem vai viajar, estão a checagem do funcionamento de portas e janelas; a instalação de travas de segurança, trincos e cadeados nos pontos mais vulneráveis; e instalação de grades, preferencialmente internas, e nas portas e janelas dos fundos. Se possível, a recomendação é colocar dispositivos de segurança, como alarmes e sensores de presença, além do reforço à tranca normal de janelas e portas.
Nas áreas externas, não deixe ferramentas e escadas, pois podem ser usadas para arrombamentos. Para aqueles que já possuem algum sistema eletrônico de segurança, alguns cuidados são fundamentais. Um deles é informar a companhia de monitoramento sobre a ausência da família, além de checar se os equipamentos estão com funcionamento e adequadamente instalação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS