Supir e clubes de futebol discutem parceria
11/12/2017 18:50 - Atualizado em 14/12/2017 18:18
A Superintendência municipal de Igualdade Racial (Supir) se reuniu, na última semana, com presidentes de clubes de futebol profissional de Campos, para discutir os primeiros passos de uma parceria para desenvolver projetos em áreas de vulnerabilidade social. A proposta é utilizar o grande apelo que o futebol possui, como esporte mais popular no país, para levar às comunidades onde os clubes já desenvolvem trabalho ações que promovam a valorização de identidade dos jovens.
Supcom
— Vemos no futebol um grande potencial para chegarmos aos jovens negros que sofrem com a falta de oportunidades em suas comunidades, que estão em áreas de vulnerabilidade e risco social. Através das parcerias, além do futebol, poderemos direcionar esses jovens a outras atividades que levem a eles também a valorização de suas identidades — destacou a superintendente Lúcia Talabi.
O presidente do Americano, Carlos Abreu, disse ser favorável às parcerias, afirmando já ter projetos de cunho social no clube. “Já tivemos o estigma de clube elitista, mas há tempos não é assim. Temos até o slogan ‘Americano Clube Cidadão’, devido à aproximação com os jovens das áreas de risco social. Nas novas instalações do clube, temos espaço onde poderemos desenvolver projetos em parceria, como cursos, dentre outros”, afirmou.
Mesma postura foi demonstrada por Márcio Reinaldo, presidente do Campos Atlético Associação, o “Roxinho”, que também vê no esporte uma ponte para evitar que crianças e jovens de comunidades sigam caminho errado. “Mesmo aqueles que não conseguirem se firmar no futebol, poderão continuar estudando e também ser direcionados a outras profissões. O importante é que conquistem a cidadania”, destacou.
O Goytacaz não mandou representante, mas a diretoria informou também estar aberta a parcerias com a Supir. Ao final, foi acordado que uma próxima reunião será agendada para detalhar o avanço na formatação dos projetos. Foi proposta também uma visita da Supir às novas instalações do Americano, em Guarus. Participaram ainda da reunião a diretora de territórios da superintendência, Ianani Dias, e o relações públicas, Ricardo Silva. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS