Cultura nordestina na praça São Salvador
Jhonattan Reis 11/12/2017 19:28 - Atualizado em 14/12/2017 16:22
Dia Nacional do Forró terá celebração
Dia Nacional do Forró terá celebração / Divulgação
“Celebrando a Cultura Nordestina” começa nesta terça-feira (12), em Campos. O evento segue até quinta-feira (14), na praça do Santíssimo Salvador e no Museu Histórico de Campos. A realização é do grupo Cordel da Planície, com apoio da Prefeitura. Assim como na cidade do Rio de Janeiro a Feira de São Cristóvão reúne opções ligadas à região nordestina, a intenção do evento campista é ressaltar a cultura do Nordeste brasileiro todos os anos. E os dois acontecimentos prestam homenagens ao mesmo ícone brasileiro: o cantor e compositor Luiz Gonzaga, conhecido como o “Rei do Baião”, que, se estivesse vivo, completaria 105 anos quarta-feira (13), mesma data em que se comemora o Dia Nacional do Forró (em homenagem a Gonzaga).
A programação do “Celebrando a Cultura Nordestina”, que conta diversas atrações, como música, culinária típica, dança, teatro, cinema e artes plásticas, começa nesta terça-feira logo pela manhã. A abertura acontece às 10h, com exposições de fotografias de Patrícia Bueno, telas de Maycon Elioberto, esculturas de Daniel de Lima e literatura de cordel de Heloísa Crespo, no Museu Histórico. À tarde, tem oficina de instrumentos característicos da cultura do Nordeste, às 14h, e um aulão de dança na praça, às 18h. Fechando o dia, haverá shows com Xote Carioca e Forró Folly, com participação de DJs campistas, às 18h, na praça. Os DJs Tiago Mogli, Léo Preto, Tumate e Léo Braga embalarão o público nos intervalos.
Na quarta-feira, Dia Nacional do Forró, terá programação extensa. Serão exibidos filmes e documentários a partir das 10h, no museu. Às 14h, Forró do Vinil na praça, onde também ocorre um aulão de dança às 16h.
Abrindo a noite campista na data que homenageia Gonzaga, Forró Entre Amigos sobe ao palco, na praça do Santíssimo Salvador, às 18h. Quarenta minutos depois, é a vez do Forró Didoido se apresentar. Às 19h20, tem Forroots. O Bando leva a música nordestina ao público às 20h. Já às 20h40, 21h20 e 22h, respectivamente, se apresentam Os Cabruncos, Trio Goytacazes e Trio Lamparão. Fechando a noite, haverá um show em homenagem ao “Rio do Baião” a partir das 22h30.
O último dia de evento também tem sua programação iniciando às 10h, com um aulão de dança para crianças, com Fazz do Acordeon. Às 14h, será realizada a roda de conversa “Forró em Campos”. Por fim, acontece um aulão de dança com Fazz do Acordeon e Pé de Amora, a partir das 17h.
O coordenador do grupo Cordel da Planície, Gualter Torres, destacou que o objetivo do evento é promover um resgate cultural do forró raiz, além de homenagear Luiz Gonzaga.
Dia Nacional do Forró terá celebração
Dia Nacional do Forró terá celebração / Divulgação
— Apresentamos esta proposta de resgate à cultura nordestina e a Prefeitura abraçou o projeto, nos apoiando estruturalmente, através de secretarias e superintendências. O nosso grupo, Cordel da Planície, é formado por 14 bandas e cinco companhias de dança, criado com a finalidade de promover o forró tradicional em Campos e região, e resgatar a cultura nordestina.
Para o diretor de eventos da superintendência Municipal da Igualdade Racial, Ricardo Silva, esta é uma grande oportunidade para se valorizar a comunidade nordestina que vive na cidade e prestigiar a cultura do Nordeste do país.
— É o momento em que muitas pessoas irão conhecer os ritmos típicos do Nordeste. Serão várias bandas se apresentando, além da comida típica nordestina que o público poderá apreciar. Esta é a primeira vez que Campos sediará um evento que exalta essa cultura, nos moldes na Feira de São Cristóvão, no Rio de Janeiro — falou.
A gerente do Museu Histórico de Campos, Graziela Escocard, explicou que as exposições que abrem nesta terça, às 10h, seguem durante toda a semana, no horário de funcionamento do museu.
— Depois, continuarão provavelmente até o final do ano. É muito importante que tenhamos exposições deste tipo na cidade. O museu está cumprindo o papel dele divulgando a cultura local, sendo que nossos artistas têm feito trabalhos excelentes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS