Plínio Bacelar: tradição e olhar voltado para o futuro
Suzy Monteiro 12/12/2017 19:42 - Atualizado em 15/12/2017 16:16
Um olhar sempre voltado para o futuro sem perder o foco no que tem sido seu lema desde o início: compromisso com a qualidade. O Laboratório Plínio Bacelar chega aos 75 anos sendo mais uma vez pioneiro através de novidades, como seu modelo de Unidade de Atendimento Empresarial. A primeira está localizada em empresas instaladas no megaempreendimento do Açu. Nascido para auxiliar o diagnóstico dos pacientes de seu fundador, o Laboratório Plínio Bacelar hoje tem reconhecimento nacional e internacional, através de certificações e acreditações, a mais recente é “Latin American Quality Institute”, na República do Panamá, por ser escolhido como empresa de qualidade certificada no Brasil.
A unidade instalada no Açu tem como objetivo levar comodidade a empresas, que através deste modelo não precisam deslocar seus colaboradores para realização de exames e acompanhamento médico. Normalmente a Unidade de Atendimento Empresarial é feito em parceria com a Proteus, empresa especializada em Medicina e Engenharia do Trabalho. A unidade iniciou a sua operação no Porto do Açu neste mês, como informou o blog Ponto de Vista, de Christiano Abreu Barbosa. Esta é a 25ª unidade do Laboratório, que está presente no Norte Fluminense e Região dos Lagos. Todos os meses são mais de 250 mil exames, supervisionados por equipe de mais de 110 colaboradores diretos e 100 indiretos.
Conquista quase inimaginável para o médico Plínio Bacelar da Silva, formado pela Faculdade Nacional de Medicina em 1935, e que optou pela especialidade de Clínica Geral e Cirurgia. Considerado conselheiro, médico de família, ele também dedicava-se às pesquisas e fundou, em 1942, um minilaboratório, instalado em uma sala anexa a seu consultório, na Avenida Alberto Torres. O objetivo era auxiliar o diagnóstico de seus pacientes.
Mas o sucesso dos diagnósticos, logo levou à procura de outros médicos. O primeiro pedido de exame, em 28 de julho de 1942, foi o de seu colega de profissão, Dr. Philippe Uébe. Da sala anexa ao consultório, o laboratório mudou-se para os altos da Farmácia Arlindo, na antiga Rua da Quitanda, hoje Theotônio Ferreira de Araújo. Casado com Emilce Mothé Bacelar da Silva, teve dois filhos: Carlos e Eraldo. Com o contínuo aumento da demanda por exames, em 1969, quando Carlos Bacelar retornou a Campos, formado em Ciências Biológicas, o laboratório tornou-se uma empresa – Laboratório de Pesquisas Clínicas Ltda.
Na década seguinte, o laboratório ganhou novo perfil: Demanda de Medicina mais específica e exames mais avançados. Nessa época, passou a integrar a equipe o filho Eraldo Bacelar, Farmacêutico Bioquímico. No início dos anos 80, a inovação através de computadores e até um site próprio.
Desde então, a pioneira iniciativa do médico Plínio Bacelar da Silva transformou-se em referência para análises e pesquisas clínicas, com certificações e acreditações nacionais e internacionais. Em 2001, o Laboratório obteve a primeira certificação: o DICQ, auditado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, tornando-se o quinto laboratório no Estado do Rio e o primeiro no interior fluminense a ter essa certificação. Em 2005, foi a vez da certificação ISO 9001, sendo a primeira a empresa do interior na área de saúde. Em 2014, o Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, conferiu ao Plínio Bacelar Certificado de Excelência Laboratorial, na Categoria Diamante, pelo desempenho nos últimos 20 anos. E, agora, em novembro de 2017, recebeu, na República do Panamá, o “Latin American Quality Institute”.
E, como o futuro é logo ali, o Laboratório Plinio Bacelar também oferece uma série de exames genéticos e de biologia molecular altamente específicos que são voltados para pesquisa de diagnóstico e também são procurados para auxiliar no desenvolvimento de atividades esportivas para atletas de alto rendimento. Algumas dessas técnicas são feitas no próprio parque técnico do laboratório, enquanto outros são enviados para laboratórios de apoio nos grandes centros.
Diretoria – Empresa familiar, o Laboratório Plínio Bacelar tem em sua diretoria, além do diretor geral, Carlos Mothé Bacelar da Silva, Leonardo Bath Bacelar da Silva, médico, com pós-graduação em Hematologia e Clínica Geral, MBA em saúde - consultor científico; Renato Bath Bacelar da Silva – Biólogo, pós-graduado em Hematologia, Microbiologia e Análises Clínicas, Pedro Bath Bacelar da Silva - Biólogo, pós graduado em Análises Clínicas, MBA em Saúde-, administrador de empresa e Bettina Linhares Bacelar da Silva - Farmacêutica-Bioquímica, pós graduada em Análises Clínicas, MBA em Administração.
Homenagens da Alerj e Câmara
Pelos 75 anos completados em 2017, o Laboratório Plínio Bacelar recebeu, dia 1 de dezembro, homenagens de duas das maiores casas legislativas do Estado: A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes. Uma das mais antigas empresas familiares do Brasil foi agraciada com o título de “Benemérito do Estado do Rio de Janeiro”, concedido pela Alerj, através do deputado estadual Geraldo Pudim, e Moção de Congratulações da Câmara de Vereadores, de autoria do vereador Marcão Gomes.
Representando o grupo Plínio Bacelar, o diretor Carlos Mothé Bacelar da Silva agradeceu, também, aos familiares, colaboradores e a todos os funcionários, destacando Isabel Santos, há 61 anos no grupo: “Desde o início, nosso compromisso é com a qualidade. Temos tecnologia de ponta, mas sem descuidar do que é essencial: O ser humano. Mantemos a tradição, mas com os olhos voltados para o presente e para o futuro, com a terceira geração Bacelar a participar da parte científica e administrativa do Laboratório”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS