Mutirão retira 300 kg de lixo do Paraíba
14/12/2017 17:35 - Atualizado em 15/12/2017 13:33
Rio contou com mutirão de limpeza
Rio contou com mutirão de limpeza / Supcom
Aproximadamente 300kg de lixo e materiais inservíveis foram retirados do rio Paraíba do Sul, na manhã desta quarta-feira (14), durante um mutirão promovido pela Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), a empresa Corbion e o projeto Rema Campos. Cerca de 40 pessoas, entre elas adolescentes do programa Guarda Mirim, realizaram um trabalho minucioso de limpeza no leito e nas margens do rio. Foram retirados plásticos, metais, isopor, pneus e até uma televisão.
Ao longo de 2017, a Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental com a ajuda de parceiros, realizou outros cinco mutirões de limpeza do Paraíba. Somente em março e junho foram retirados cerca de 9 toneladas de lixo.
O coordenador da Guarda Mirim da FMIJ, Airton Évio de Souza, ressaltou a importância da participação dos adolescentes na ação socioambiental. “O que mais precisamos é entender a nossa cidadania e exercitá-la, para que tenhamos uma vida melhor. Garantir a preservação do meio ambiente é dever de cada um de nós”, disse.
  • Rio contou com mutirão de limpeza

    Rio contou com mutirão de limpeza

  • Guardas Mirins participaram da ação

    Guardas Mirins participaram da ação

  • Rio contou com mutirão de limpeza

    Rio contou com mutirão de limpeza

Já o gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Corbion, Fernando Costa, lembrou que a empresa desenvolveu uma série de projetos em parceria com a FMIJ neste ano e vislumbrou a possibilidade de ampliá-las no próximo ano. Ele ainda avaliou que “o envolvimento dos jovens em ações como esta, leva todos a refletirem sobre o impacto causado pela poluição e, assim, tornarem-se cidadãos mais conscientes de seu papel na preservação do meio ambiente”.
Aos 16 anos, o Guarda Mirim Udson Nunes, que também é integrante do projeto Rema Campos, participou pela primeira vez de um mutirão de limpeza do Paraíba. “Esta é uma oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendemos nas aulas de Meio Ambiente da Guarda Mirim e também alguns dos princípios que aprendemos no remo. Esta experiência, que, na verdade, é um grande ato cidadania, ficará pra sempre na minha memória”, revelou o adolescente. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS