Chuva forte volta a causar transtornos em Campos
12/12/2017 10:29 - Atualizado em 14/12/2017 15:58
Rua Rocha Leão no Caju
Rua Rocha Leão no Caju / Paulo Pinheiro
Após as fortes chuvas que atingiram Campos, entre a noite dessa segunda (11) e a madrugada desta terça-feira (12), diversos pontos permaneceram alagados até esta manhã. Um dos principais locais de acúmulo de águas de chuva é o cruzamento entre as ruas Rocha Leão, Conselheiro Thomaz Coelho e Espírito Santo, no Centro. Motoristas enfrentaram dificuldades para fazer a travessia. O tráfego ficou lento na região. Outro ponto atingido foi o Parque Saraiva, em Goitacazes. A chuva também causou transtornos à ONG Orquestrando a Vida, que teve sua sede invadida pelas águas.
Desde as primeiras horas desta manhã, moradores da rua Roberto Pinto de Andrade se revezaram para fechar buracos na via, que ficaram abertos após a paralisação das obras realizadas pela Prefeitura. Com a água, os espaços foram alargados, atrapalhando a passagem de motoristas e pedestres. Para a manutenção provisória da rua, que também está com esgoto a céu aberto, o grupo se organizou e comprou dois caminhões de pó de brita. Foram gastos entre R$ 1 mil e R$ 1,2 mil para o conserto.
Morador da rua, Alginélio contou que, na metade deste ano, foi iniciada a obra de manutenção da Roberto Pinto de Andrade. Cerca de dois meses depois, no entanto, a reforma foi suspensa e não tem previsão para ser retomada:
Rua São Jorge em Tócos alagada
Rua São Jorge em Tócos alagada / Divulgação
— Foi aberto o centro do calçamento para colocar o escoamento de águas fluviais. E, posteriormente, seria feito o esgoto na lateral. Porém, a obra foi abandonada. Jogaram areia, fecharam o centro do calçamento. Ninguém retornou, e nós não temos mais nenhuma informação. Quando está chovendo, o pedestre não tem como andar. Lama, buraco. As ruas ficaram cheias de água porque não tem escoamento. A situação piorou mais ainda porque tem terra na borda do calçamento, causando mais dificuldade para escoar a água.
Nessa segunda-feira (11), os moradores iniciaram o conserto por conta própria. O primeiro caminhão foi comprado durante a noite e o segundo, na manhã desta terça, quando o grupo permanecia trabalhando para reparar os defeitos. Na época da paralisação das obras da Prefeitura, os habitantes buscaram respostas oficiais, mas não receberam prazos.
— O projeto era para que entregasse a rua com esgoto, escoamento de águas pluviais e asfalto. Tinha uma placa de obras da Prefeitura, com um número. A gente procurou se informar, através do número, sobre o projeto. E esse era o objetivo: entregar com asfalto, escoamento de águas de chuva e esgoto. Infelizmente, piorou muito a situação. Se deixasse do jeito que estava, estaria melhor do que agora — afirmou Alginélio, ressaltando que, antes do início das reformas, a rua tinha calçamento e não havia tantos buracos.
  • Rua João Manoel de Farias no Jóquei

    Rua João Manoel de Farias no Jóquei

  • Rua Dr Júlio Barcelos no Jóquei

    Rua Dr Júlio Barcelos no Jóquei

  • Rua Rio Grande do Sul no Pq Cidade Luz

    Rua Rio Grande do Sul no Pq Cidade Luz

  • Rua São Jorge em Tócos alagada

    Rua São Jorge em Tócos alagada

Com as dificuldades para transitar pela rua, transportes público e alternativo não conseguem fazer a rota para atender os moradores: "Os ônibus e as vans pararam porque não têm como entrar aqui. Já pensou se uma van agarrar em um buraco, com idosos e crianças?", questionou o homem.
Em nota, a secretaria de Infraestrutura e Mobilidade urbana informou que “a obra foi iniciada na gestão passada, de forma equivocada, e que deveria ter sido feito o desague do canal do Parque Saraiva até o canal de Coqueiros, em terras de propriedade da Usina São José, mas isso não foi feito e, agora, a água não tem para onde escoar. Além de não terem finalizado as obras da estação de tratamento de esgoto no bairro Goitacazes I”.
  • Orquestrando foi alagada pela chuva

    Orquestrando foi alagada pela chuva

  • Orquestrando foi alagada pela chuva

    Orquestrando foi alagada pela chuva

O órgão disse, ainda, que vem tomando providências para minimizar estas questões do local, inclusive através de contato com a concessionária Águas do Paraíba. “O município tem buscado equilíbrio financeiro diante da grave crise econômica e por isso readequações em diversos programas foram realizadas”.
Grupo de Emergência - Após chover, na noite dessa segunda-feira (11), 76,2mm na área central de Campos e 57,3mm em alguns bairros de Guarus, quinze vezes mais que o esperado, a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil está com equipes atuando em diversos pontos. O Grupo de Emergência em Alagamentos está atuando com motobombas e caminhões vaccal no bairro Custodópolis para esgotamento da água.
O ponto mais crítico é a baixada do Campo do Grêmio, no bairro Custodópolis, em Guarus, que voltou a ficar alagada, sete dias após a última chuva, deixando dezenas de residências inundadas.
— Essa é a área mais crítica e também nossa prioridade número um, mas temos outros pontos de alagamentos, como o cruzamento das ruas Rocha Leão e Conselheiro Thomás Coelho, onde entre a noite da última terça-feira (5) e manhã de quarta (6), houve alagamento após chuva intensa. Temos registro de alagamentos também em áreas de diversos bairros, inclusive no distrito de Goitacazes — afirmou o coordenador da Defesa Civil, Geremias Neto.
Em caso de emergência, a população deve ligar para o número (22) 981752512.
Operação tapa-buracos em vias do município
A “operação tapa-buracos”, da secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, atuou no cruzamento da rua Rocha Leão com a rua Conselheiro Thomás Coelho, na tarde de ontem. Outras vias também receberam o trabalho de recapeação asfáltica. No total, a equipe fechou sete buracos, que foram formados por causa do alagamento na região após a intensa chuva.
— A Rocha Leão estava no nosso cronograma, mas o problema foi agravado por causa da chuva. Por ser um cruzamento com muito movimento, os buracos poderiam atrapalhar o trânsito — disse Cledson Bitencourt, secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana ao acrescentar que a equipe também atuou na avenida 28 de Março, na rua dos Goitacazes, em ruas próximo ao Shopping Boulevard e também perto do Mercado Municipal.. (P.V.) (A.N.)
Fotos: Paulo Pinheiro, Leitor, Gygy Carneiro e Jony William
Vídeos: Divulgação e Orquestrando a Vida

ÚLTIMAS NOTÍCIAS