Aves do segundo ciclo do "Mais Frango" já estão com 2kg
11/12/2017 19:15 - Atualizado em 14/12/2017 18:25
Já estão com 2kg, em média, as cerca de três mil aves que chegaram no dia 6 de novembro às três mini granjas no Assentamento Josué de Castro, na área rural do distrito de Morro do Coco, setor Norte de Campos, para início do segundo ciclo do projeto “Mais Frango”. O projeto é desenvolvido pela superintendência de Agricultura e Pecuária, com a ajuda de parceiros. Pelo planejamento, os frangos deverão ser levados para o abatedouro por volta do dia 18 ou 19 de dezembro.
Projeto ENTITY_quot_ENTITYMais FrangoENTITY_quot_ENTITY
Projeto ENTITY_quot_ENTITYMais FrangoENTITY_quot_ENTITY / Supcom
— Até lá, as aves estarão pesando entre R$ 2,8kg e 3kg, podendo ser retiradas para abate às vésperas das festas de fim de ano, quando certamente terão maior valor de mercado. Com a experiência do primeiro ciclo, os produtores encontram menos dificuldades para resolver os pequenos problemas que surgem no dia a dia de trabalho — afirmou o superintendente de Agricultura, Nildo Cardoso.
Para minimizar os custos, os produtores estão buscando novos fornecedores de alimentação para os frangos. “Eles estão encontrando no estado do Espírito Santo, onde a ração vem direto dos estoques do governo federal e está custando em média 20% menos que a que vínhamos adquirindo. Qualquer ganho que obtivermos será satisfatório”, diz o superintendente.
Terceiro Ciclo – Ainda segundo Nildo Cardoso, a proposta é iniciar a criação do terceiro ciclo pouco depois do ano, entre os dias 3 e 5 de janeiro. "Com isso, eles vão estar tirando as aves para abate às vésperas do Carnaval, outro período de grande consumo de alimentos desse tipo. Certamente eles terão bons preços no mercado", avaliou.
Quanto ao início da montagem das quatro novas mini granjas, sendo mais duas no assentamento Josué de Castro e duas no Zumbi Um, poderá ocorrer algum atraso, devido à incidência de chuvas. Mas a previsão é de que estejam concluídas ainda em fevereiro, depois do Carnaval, para que recebam a primeira remessa de pintinhos quando as outras três estiverem iniciando o quarto ciclo. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS