2018: Possibilidade de concursos
09/12/2017 19:00 - Atualizado em 14/12/2017 18:24
Foco nos estudos. O ano de 2018 pode ser o ano dos concursos públicos. Após período de relativa escassez, em especial nos concursos federais, parece que o governo pretende retomar a política de concursos para órgãos importantes da administração pública, como Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, entre outros. Pelo menos, é o que se pode depreender da declaração do ministro do Planejamento Dyogo Oliveira, no último dia 30.
A realização de concursos está suspensa desde 2016 em razão da piora nas contas públicas que, nos últimos anos, têm apresentado rombos superiores a R$ 100 bilhões.
Segundo Dyogo Oliveira, a abertura de vagas, porém, será limitada ao número de servidores que deixarem os cargos. A estimativa do governo é que a realização de novos concursos gere impacto de R$ 600 milhões em gastos.
Apesar da situação econômica e política do país, há um fator que não pode ser superado: alguns órgãos, sem concurso há muito tempo e com expectativa de aposentadorias, estão perto de se tornar inviáveis, em razão da carência de funcionários.
De modo geral, as autorizações contemplam número de vagas inferior às solicitadas. Ainda assim, em muitos casos deve ser liberada quantidade significativa de oportunidades. (A.N.)
Folha da Manhã

ÚLTIMAS NOTÍCIAS