Festival Doces Palavras terá mais de 140 atrações
11/09/2017 17:06 - Atualizado em 12/09/2017 13:32
A programação da segunda edição do Festival Doces Palavras (FDP!) foi divulgada em evento que contou com a presença do prefeito Rafael Diniz, nesta segunda-feira (11), no coreto do Jardim do Liceu. Serão mais de 140 atividades em cinco dias — de 20 a 24 de setembro. O FDP tem como objetivo valorizar duas vocações tradicionais de Campos: a literatura e a fabricação de doces caseiros. Confira a programação completa (aqui).
— É importante ressaltar que o festival nasce de um esforço coletivo. Por isso temos que defender que esse evento seja livre. Que todos tenham o direito de se expressar e que o município possa abraçar todas as pessoas e todas as culturas — afirmou o prefeito Rafael Diniz, ressaltando que todo o evento está sendo realizado praticamente sem custos para o município. “Não é novidade para ninguém a dificuldade que nosso município atravessa, mas as coisas não podem deixar de acontecer por causa disso. Se falta dinheiro, sobra vontade para fazer as coisas e a realização do FDP é uma prova disso”.
Programação foi anunciada em evento
Programação foi anunciada em evento / Supcom
Em maio, o prefeito Rafael Diniz esteve no Ministério da Cultura (Minc) e apresentou o projeto do festival, para liberação de recursos federais para a realização do projeto, mas, em agosto, a verba, na ordem de R$ 100 mil, apesar de garantida anteriormente, foi negada por conta de certidões negativas, dificuldades com documentação e outros problemas deixados pela gestão passada.
As atividades serão realizadas na região histórica que abrange a Praça Barão do Rio Branco (Jardim do Liceu), Câmara Municipal de Campos, Casa da Cultura Villa Maria, Liceu de Humanidades de Campos, Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Entre os destaques do primeiro dia, na quarta-feira (20), estão a visitação ao Corredor Histórico Cultural, às 10h, na Câmara, e o debate "Compositores e poetas campistas do mundo do samba", às 19h, na Emugle.
— Apesar de todas as dificuldades, a gente precisa destacar o espírito de participação neste festival. Acreditamos que vai ser um sucesso por causa da qualidade dos debates, oficinas e shows. A ACL entende que faz parte do seu papel fomentar, promover e fortalecer a identidade cultural do município. O município encampar este projeto nos dá confiança que essa é uma construção que vai ficar para a comunidade — acredita o presidente da ACL, Hélio Coelho.
Para definir a programação, a comissão organizadora do FDP! — formada pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Associação de Imprensa Campista (AIC), Academia Campista de Letras (ACL) e representantes de diversos segmentos — tem mantido encontros desde o início do ano. O evento, que teve mais de 100 inscritos (entre lançamentos de livros e apresentações artística), ainda conta com o apoio da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), Liceu, OAB/Campos e Câmara Municipal.
— O evento teve um envolvimento muito forte das instituições e de diversos setores da Prefeitura. Isso gerou uma programação robusta: são cerca de 150 eventos, o que gera um potencial de atração de público grande. O Festival tem essa intenção de ser leve, que as pessoas caminhem pelos espaços e se sintam bem acolhidas — disse Vítor Menezes, presidente do AIC. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS