Uenf em semana de assembleia e manifestações
Paula Vigneron 11/09/2017 15:00 - Atualizado em 11/09/2017 18:40
Uenf
Uenf / Folha da Manhã
A Associação de Docentes da Uenf (Aduenf) realizará, na tarde da próxima quarta-feira (13), uma nova assembleia para debater a continuidade da greve da universidade, iniciada há 39 dias. Os funcionários da instituição, assim como os das demais universidades estaduais do Rio de Janeiro, permanecem sem o 13º salário de 2016 e sem o salário do mês de agosto. Oficialmente, ainda não há previsão para o pagamento aos trabalhadores. Novas discussões estão programadas para esta semana. Na terça-feira (12), haverá um café da manhã, no campus da Uenf, em Macaé, com integrantes da Associação. Já na quinta (14), acontecerá uma manifestação na Uenf.
Presidente da Aduenf, Luciane Silva explicou que, nesta assembleia, que será às 15h, na sede da Uenf, não será discutido o encerramento da greve, e sim a realidade da universidade:
— Não sairemos da greve até o dia 18. É muito difícil, a não ser que, na assembleia, alguém insira na pauta. Mas é realmente difícil porque, amanhã (terça-feira), iremos para Macaé. E não podemos sair da greve sem a votação de Macaé. O dia 18 é o prazo estabelecido para a negociação com o governo. A gente está tentando abrir a mesa de negociação no Rio.
Até o momento, os funcionários da Uenf permanecem sem o calendário de pagamento para o resto do ano. Embora não haja uma data oficialmente prevista para a quitação do mês de agosto, Luciane comentou que, extraoficialmente, há possibilidade de o acerto acontecer na metade deste mês. “O (deputado Edson) Albertassi falou para a Uerj até o dia 15. E, se não pagar até o dia 15, teria uma reunião com o governador”, detalhou.
Na terça, haverá um café da manhã, em Macaé, com integrantes da Uenf. O objetivo é discutir as questões relacionadas ao campus em que funciona o Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (LENEP) e, também, sobre a crise das universidades estaduais do Rio de Janeiro. E, na tarde de quinta-feira (14), será promovido um seminário com o tema “Autonomia Universitária” e, em seguida, um ato, junto à Universidade Federal Fluminense (UFF), no Centro de Ciências do Homem (CCH).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS