Clássico com clima de revanche
09/09/2017 16:44 - Atualizado em 11/09/2017 15:05
Flamengo X Botafogo
Flamengo X Botafogo / Gilvan de Souza - Flamengo
Pouco mais de duas semanas depois de o Flamengo ter derrotado o Botafogo por 1 a 0 e se classificado para a final da Copa do Brasil, os rivais estarão frente a frente outra vez, agora pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto deste domingo (9), às 19h, no estádio Nilton Santos, tem clima de revanche para o Alvinegro que, apesar de seguir na Taça Libertadores, ainda não digeriu totalmente a eliminação na outra competição de mata-mata.
Como terá mais de duas semanas para se preparar para o segundo jogo da decisão da Copa do Brasil, contra o Cruzeiro, a tendência é que o Flamengo vá com força máxima para o clássico desta noite. Diego Alves, Rhodolfo, Éverton Ribeiro e Geuvânio são nomes mais bem prováveis no time do técnico Reinaldo Rueda, já que não estão inscritos na competição simultânea. O goleiro é titular absoluto da posição, enquanto os reservas Alex Muralha e Thiago, contestados por boa parte da torcida, brigam pelo posto de reserva imediato. Neste domingo, Rueda comandou treino fechado, no Ninho do Urubu. Ainda se recuperando de lesão, o lateral-esquerdo Renê segue sem ser relacionado, assim como o atacante Felipe Vizeu.
Pelo lado do Botafogo, Jair Ventura também não pretende poupar ninguém, apesar de estar se aproximando o jogo contra o Grêmio, pelas quartas de final da Libertadores. A ideia é dar ritmo ao atletas. Ele só não poderá contar com Joel Carli, Rodrigo Lindoso e João Paulo, todos machucados, além de Marcos Vinícius. Nos treinos de preparação para o clássico contra o Fla, Jair armou o time dando nova chance a Valencia. Recuperado de uma pancada, Matheus Fernandes deve voltar. A tendência é que Leandrinho seja improvisado de volante, como vem atuando nos últimos jogos. Outra opção é Dudu Cearense.
— Se eu tivesse jogado no último final de semana, eu poderia poupar. Ficar 15 dias sem jogar não é tão bom. Você vai para um jogo decisivo [contra o Grêmio] com um tempo muito longo. Então, não tem jeito. Vamos com um risco calculado — destacou Jair Ventura.
Sem vencer o Flamengo desde 2015, o Botafogo espera encerrar o jejum para entrar na zona de classificação pra Libertadores do ano que vem. Atualmente, o clube de General Severiano ocupa a sétima colocação, com 31 pontos, enquanto o rival Flamengo está em quinto, com 35, querendo arrumar um lugar no G-4.
Base — A rivalidade do elenco profissional está refletindo nas categorias inferiores de Flamengo e Botafogo. Na manhã deste domingo, foram disputados, na Gávea, dois clássicos eletrizantes pelos Campeonatos Estaduais Infantil e Juvenil. Nas duas ocasiões, os garotos rubro-negros levaram a melhor. Na preliminar, vitória por 3 a 2, no sub-15. Já no jogo de fundo, triunfo por 4 a 3, no sub-17. Os jogos foram válidos pela sétima rodada do segundo turno, a Taça Rio.
Flu busca se reencontrar contra o Vitória
Quem também entra em campo neste domingo (10) é o Fluminense, que vem de derrota. Às 16h, o Tricolor enfrentará o Vitória, no Barradão, precisando vencer para não desgrudar da briga por vaga na Libertadores.
Sem desfalques, o técnico Abel Braga provavelmente escalará o Flu com Júlio César; Lucas, Renato Chaves, Henrique e Marlon; Marlon Freitas, Douglas, Wendel e Gustavo Scarpa; Wellington Silva e Henrique Dourado. A principal dúvida está na volância, posição de Douglas, que vem evoluindo na recuperação das dores musculares que estava sentindo. Durante a semana, ele treinou bem. “O Douglas, se for escolhido, não vai sentir. Ele vem treinando bem, fazendo coletivo, jogo-treino...”, sinalizou Abel, na última sexta-feira (8), quando concedeu coletiva de imprensa. Sornoza, que se recuperou de uma fratura na perna, é outro que pode voltar ao time, mas dificilmente começará como titular caso Douglas seja escalado. “Começar com os dois é muito risco. O grupo se sente bem com ambos, eu também. Eles estão aptos a jogar. Um naturalmente, o outro pode chegar a 60 minutos”, completou Abel.
Dividindo as atenções entre o Brasileirão e a Copa Sul-Americana, o Fluminense começou a rodada em nono na competição nacional, com 30 pontos. Se derrotar o Vitória, pode até chegar ao G-6, dependendo de uma combinação de resultados. Caso contrário, pode perder posições importantes. (M.B.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS