O que aconteceu com o Fescan?
“Considerado o maior e mais antigo festival de música do Estado do Rio de Janeiro”. Assim era a definido no site da Prefeitura de São João da Barra, em matéria publicada no ano de 2011, o Festival Sanjoanense da Canção (Fescan). Contudo, o concurso musical chega ao segundo ano consecutivo sem ser realizado no Circuito Junino. Criado em 1983, o Fescan contou com 29 edições até o ano de 2015 — o que significa que não havia sido realizado em quatro oportunidades. A suspensão no ano passado, após o então prefeito Neco (PMDB) decretar emergência econômica, não teve nenhuma explicação específica. Da mesma forma, neste ano, o governo Carla Machado (PP) não havia comentado sobre o festival. Questionada, a Prefeitura de São João da Barra informou que busca “alternativas para viabilizar o evento, da melhor forma, dando toda importância merecida em uma data particular para comemorarmos a arte da música sanjoanense”, deixando em aberto a possibilidade da realização ainda este ano.
É bem verdade que o Fescan estava meio “deslocado” no Circuito Junino. O festival vem há anos merecendo um lugar de destaque no calendário cultural do município, sem ficar “espremido” entre tantas atrações nas homenagens ao dia da Cidade e ao padroeiro São João Batista. Julho, agosto, outubro e novembro são meses sem nenhum evento de grande relevância no município. Seriam opções. O dia do músico é comemorado em 22 de novembro e casar a final do concurso com essa comemoração (ou no fim de semana mais próximo) seria outro ponto que poderia der debatido. Seja qual for a solução encontrada, seria interessante ver o retorno do festival.
Em nota, a assessoria da Prefeitura salientou que “o governo Carla Machado vem buscando resgatar as tradições culturais, assim como a valorização das mesmas, através da promoção dos eventos artísticos e viabilização de parcerias. Neste primeiro semestre de governo, tivemos o retorno de eventos importantes no Calendário Cultural da cidade”. A possibilidade de retorno do Fescan ainda este ano não é descartada pela administração municipal: “O Festival Sanjoanense da Canção sempre teve o carinho merecido, enquanto Carla Machado esteve como prefeita, e não será diferente, principalmente este ano que poderemos comemorar a XXX edição do Festival”, complementa a nota da Prefeitura.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]