SJB vai ao INPH para contenção
30/06/2017 22:39 - Atualizado em 06/07/2017 12:33
O projeto da obra de contenção do mar e recuperação da orla de Atafona foi debatido com o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) e responsável pelo projeto, Domenico Acceta. O vice-prefeito Alexandre Rosa (PRB), o secretário de Meio Ambiente Alex Firme, o coordenador da Defesa Civil Adriano Assis; e Eleilton Meireles, representando a secretaria de Pesca, estiveram no Rio de Janeiro, na última quinta-feira, e discutiram os próximos passos para colocar a obra em prática.
Durante a reunião, ficou acordado que uma equipe do INPH retornará a SJB, no próximo mês, para atualização de dados na terra e no mar. O responsável pelo projeto também estará na cidade, mas por compromissos já agendados no exterior, a data ainda será definida. Na próxima semana, os representantes da Prefeitura e do INPH estarão reunidos com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), para agilizar as questões de licenciamento ambiental. O assunto foi divulgado no blog do jornalista Arnaldo Neto, hospedado no Folha 1.
O mais recente avanço do mar em Atafona já era de conhecimento de Domenico, por meio da imprensa. Alex Firme informou que o diretor do INPH vai trabalhar junto com os representantes do município por uma ação concreta: “A gente solicitou e ele vai encaminhar a equipe dele. Eles estão com outros serviços, mas Atafona terá uma atenção especial. A equipe vai passar uns dias aqui para atualizar os dados. Paralelo a isso, a Defesa Civil está trabalhando para definir se vai decretar a emergência ou a calamidade, para poder captar recurso junto ao ministério da Integração Nacional. O Domenico vai trabalhar junto com a gente para fazer uma agenda em Brasília, em alguns ministérios específicos”.
Também esteve em pauta a possibilidade de fazer a obra por etapas, atendendo, emergencialmente, a região mais afetada no momento. No próximo dia 5, a equipe da Prefeitura voltará ao Rio para discutir questões ambientais com o Inea e o INPH. (A.N.) (M.S.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS