Macaé: aliança entre passado e presente
Alexandre Bastos 22/06/2015 13:30

O ex-governador Leonel Brizola dizia que "em política não existe nunca, nem para sempre". Em Macaé, na última sexta-feira (19), o prfeito Dr. Aluízio anunciou publicamente a sua aproximação com o ex-prefeito Sílvio Lopes (PSDB) e com o ex-deputado Glauco Lopes (PSDB). Segundo o prefeito, que se elegeu prometendo ser uma via alternativa aos antigos nomes da política macaense, o momento é de "reconciliação". "Fazer política é, acima de tudo, se colocar no lugar dos outros. O processo política precisa ter uma visão humana. Vamos continuar reconstruindo Macaé, com nossos erros, que não são poucos. Quero agradecer por tudo que o Seu Silvio fez na história de Macaé, na história política do estado e isso não é novidade para ninguém. O meu vínculo afetivo também não é novidade para ninguém. Não é só um momento político partidário, mas é um momento público de reencontro. E é isso que a cidade quer. A singularidade é muito pequena diante das nossas necessidades", disse o prefeito.

Nos bastidores especula-se que o ex-deputado Glauco Lopes, filho do ex-prefeito Silvio Lopes, seria o mais cotado para a vaga de vice na chapa encabeçada pelo prefeito, que vai buscar a reeleição no ano que vem.

[caption id="attachment_33981" align="aligncenter" width="403"] Vice-prefeito fez desabafo no Facebook[/caption]

Vice-prefeito dispara: "É a volta dos que não foram" - Se agora o prefeito de Macaé flerta com os tucanos, em 2012 ele contava em sua chapa com o então petista Danilo Funke. Diante da aliança com o PSDB, o vice-prefeito de Macaé fez um desabafo no Facebook. "Sabemos que nos meandros da política acontecem composições, acordos, reaproximações para se buscar um projeto de poder. Guardados os limites morais poucos vistos na política, não posso querer ser maior que o sistema. Mas o que se faz hoje na cidade de Macaé é uma verdadeira 'volta dos que não foram'. Erro meu achar que quem já esteve no 'ninho' por pintar de outra cor o 'bico', iria se tornar diferente do que nasceu (...)  Isso tudo me remete a uma frase de Winston Churchill para tentar elucidar a interrogação que se criou no imaginário popular 'sacolejado' nesse fim de semana: 'A política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política diversas vezes'. A partir de íntima reflexão, tenho que reconhecer a força emblemática dessa figura da política macaense que sempre fiz oposição mas que volta a me surpreender. Para quem achou que o ex-prefeito estava "morto", na verdade nunca se foi. Quando não estava no poder, na verdade estava escondido atrás das cortinas mexendo as cordas para controlar as marionetes que vieram no jogo de poder depois dele. Tenho que tirar o 'chapéu' que é o que me cabe; porque as 'máscaras' estão caindo", afirmou o vice-prefeito.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS