Edson Batista barra discussão de projeto e diz: “Viva a democracia”
Alexandre Bastos 12/05/2015 19:40

Durante a sessão desta terça-feira (12) o vereador Edson Batista (PTB), presidente da Câmara, comandou o “rolo compressor” e atropelou a oposição durante a votação, em segundo turno, do projeto enviado pela prefeita Rosinha Garotinho (PR), que transforma os superintendentes em ordenadores de despesa. Durante a votação, o presidente da Casa suspendeu a discussão da matéria e acelerou a aprovação. A medida foi recebida com indignação pelos parlamentares que desejavam votar contra (Rafael Diniz, Nildo Cardoso, Marcão, Fred Machado, Alexandre Tadeu e Dayvison Miranda). Após diversos protestos, Edson comentou: “Viva a democracia. É assim mesmo! Estou muito tranquilo com a decisão tomada”.

Em um dos momentos mais tensos da sessão, o vereador Rafael Diniz (PPS) disparou: “O secretário Garotinho vem aqui e fala o tempo todo. E agora, o presidente resolve suspender a discussão. Não posso admitir que corte a minha palavra. Quero discutir. O presidente tem obrigação legal e moral de me conceder a palavra”, disse Diniz.

Logo depois do pronunciamento de Rafael, a sessão foi suspensa por 10 minutos.

Na volta, Edson Batista afirmou que 18 vereadores votaram favoráveis e seis se posicionaram contra o projeto.

Revoltado, o vereador Fred Machado (SD) disparou: “Esta foi uma das atitudes mais arbitrárias que presenciei em minha vida. O presidente nem permitiu que os vereadores votassem. Fomos podados e o presidente da Casa agiu como um secretário do Executivo. Vamos lutar para anular esta sessão na Justiça”, disparou Fred.

O vereador Alexandre Tadeu (PRB) também protestou: "Vimos o regimento ser rasgado nesta Casa. O presidente enche a boca para dizer que temos mandato legitimado, mas ele mesmo cala a nossa voz. Uma aberração, uma vergonha. O PRB vai assinar o pedido de anulação ao lado da oposição. O que aconteceu não pode se repetir", disse Tadeu.

Mudou o voto – Membro da bancada de oposição, o vereador José Carlos (PSDC), que votou contra o projeto em primeiro turno e disse que era uma "sacanagem" (aqui), mudou de posição e "salvou" os governistas. Ao justificar a mudança, José Carlos disse: "Descobri que tinha votado errado e votei favorável. Mas não mudei por acordo algum. Não virei político para fazer acordo", disse.

Atualização às 20h30 -Em contato com o blog o vereador José Carlos informou que o seu voto não chegou a "salvar" o governo. "Eles tinham os 17 votos necessários e o meu foi o 18°. Ou seja, eles já iriam aprovar a matéria. Mudei porque achei que tinha que mudar. Mas continuo firme e forte na oposição", garantiu.

Manobra - Na última semana, por conta desfalques no "rolo compressor" e do risco da matéria receber votos contrários de governistas, uma sessão extraordinária que trataria da matéria foi cancelada (aqui).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS