Bom Jesus e SFI em alerta por cheia do rio Itabapoana
Camilla Silva 21/01/2020 14:30 - Atualizado em 25/01/2020 19:14
Reunião com representantes de secretarias abordou estratégias para atuação em caso de transbordo
Reunião com representantes de secretarias abordou estratégias para atuação em caso de transbordo / Divulgação
O nível do rio Itabapoana em Bom Jesus de Itabapoana atingiu a cota de transbordo, na manhã nesta terça-feira (21), de acordo com a Instituto Estadual de Ambiente (Inea). A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil do município convocou uma reunião técnica sobre os possíveis impactos causados pelo grande volume de chuvas que vem atingido a região do Caparaó, no Espírito Santo. Na foz do rio, São Francisco de Itabapoana também monitora a situação.
De acordo com o secretário Jonas Grilo, o rio Itabapoana atingiu sua cota máxima de 2,10m, o que alerta para uma possível enchente na cidade.
— A Defesa Civil continua monitorando o nível do rio a cada hora e se por ventura houver a necessidade de uma intervenção, todos devem estar preparados — completou.
O município de Iconha, no Espírito Santo, ficou embaixo d’água na noite da última sexta-feira (17). Depois das fortes chuvas, o nível do rio, de mesmo nome, subiu quatro metros e arrastou geladeiras, carros e até mesmo um caminhão. Quatro pessoas morreram no município. Somente ontem o quarto corpo foi encontrado. Além de Iconha, Alfredo chaves também contabilizou prejuízos e três mortes. A chuva também causou estragos em Marechal Floriano. No início da noite de sexta, uma barreira caiu na BR 101, na altura do município de Atílio Vivacqua, devido ao encharcamento do solo e obstruiu a pista nos dois sentidos.
Em São Francisco de Itabapoana, no Norte Fluminense, a programação do final de semana foi cancelada depois da chuva causar estragos, principalmente em Imburi. No domingo, moradores do bairro São domingos, próximo a Imburi, fizeram uma manifestação, reclamando a falta de luz desde que a tempestade atingiu o município. “Estou acompanhando de perto o trabalho de reparos aos danos provocados e prestando ajuda aos nossos munícipes neste momento complicado, dentro da medida do possível”, afirmou a prefeita. Ela pontuou ainda que, em decorrência de “todo este quadro de transtornos provocados pelas chuvas”, a programação do “Verão da Alegria” seria cancelada, com exceção dos eventos de domingo (19) e segunda-feira (20) em Barra do Itabapoana, devido à tradição dos festejos do padroeiro São Sebastião.
As secretarias municipais de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) e do Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH), atuam na entrega de lençóis, cobertores, toalhas de banho e travesseiros, bem como no acolhimento e suporte a pelo menos 19 famílias. Além dos responsáveis pelas pastas, também estão mobilizados assistentes sociais e agentes da Defesa Civil (DC) e do Departamento de Fiscalização.
Próximos dias - Após um fim de semana de danos causados pela chuva forte que caiu no Norte Fluminense e Espírito Santo, a segunda-feira (20) começou com tempo fechado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de mais chuva até o próximo domingo (26) e a região segue em situação de alerta.
Para Campos, a previsão é que o acumulado fique entre 0 e 80 milímetros (mm). Já no estado capixaba, a variação aumenta para 150 a 300 mm, podendo ser superior em alguns municípios.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS