Iluminação moderna e eficiente em Campos
31/08/2019 18:05 - Atualizado em 04/09/2019 13:15
Supcom
Primeira cidade a contar com energia elétrica na América Latina, Campos também terá a iluminação mais moderna do Brasil. A revitalização do Parque de Iluminação Pública resultará na troca total na cidade — cerca de 53 mil pontos de iluminação — por luminárias de LED nos próximos cinco anos. Essa tecnologia garante uma iluminação mais eficiente, sustentável e com menor consumo de energia elétrica, sem contar os benefícios para a população em função da melhoria na segurança pública. A Prefeitura de Campos abrirá, nos próximos dias, licitação para a realização desse projeto, por meio de Parceria Público-Privada.
Além da troca de todas as luminárias convencionais por outras de LED, estão previstos 10 mil pontos de tele
gestão (controle remoto das luminárias), iluminação artística em 33 fachadas de prédios históricos e monumentos, central de controle operacional, central de atendimento à população, ferramentas de gestão informatizadas. E, ainda, preparação da cidade para receber no futuro tecnologias de smart cities (cidades inteligentes).
De acordo com o projeto, toda a iluminação pública do município, inclusive dos distritos, será com luminárias de LED, que significam mais economia, qualidade da iluminação e durabilidade. A mudança ocorrerá ao longo dos próximos cinco anos, após início da concessão. Caso esse trabalho fosse realizado com recursos próprios, dentro da realidade financeira atual, demoraria, no mínimo, duas décadas para implantação, segundo o superintendente de Iluminação Pública de Campos, Daniel Duarte.
— Serão cerca de 11 mil unidades modernizadas a cada ano. Caso fosse feito com os recursos hoje destinados à iluminação pública, seriam necessários 23 anos para que ocorresse essa troca completa de todas as unidades. Isso sem falar no crescimento vegetativo da cidade, o que também estará previsto na concessão. A população será beneficiada com uma cidade mais iluminada e, por consequência, mais segura — explica.
Além da iluminação das ruas e praças, haverá a iluminação artística de prédios históricos e monumentos, escolhidos após consulta a órgãos especializados. Também haverá 10 mil pontos no sistema de tele gestão, onde será possível acompanhar o funcionamento das luminárias em tempo real. Isso possibilitará detectar falhas, controlar o fluxo luminoso, verificando a potência necessária para cada horário.
Segundo Daniel, todos os projetos luminotécnicos de vias/logradouros/praças sempre serão executados de acordo com as normas vigentes no país. O novo Parque de Iluminação também contará com equipes de manutenção, até para as áreas que ainda não tiverem recebido o LED e, também, um Centro de Controle Operacional com atendimento call center.
Pontos do município já com novas luminárias
Antes mesmo da licitação, Campos já vem recebendo melhoria na iluminação pública. Nos últimos 10 meses, a cidade ganhou 1.600 luminárias de LED. Somente na avenida 28 de Março, foram substituídas 295 lâmpadas por outras mais modernas, garantindo mais segurança à população. As novas luminárias também estão presentes no Centro Histórico, avenidas Pelinca, José Carlos Pereira Pinto e Nilo Peçanha, Caminho de Santo Amaro (RJ 216), Orla de Guarus e nas pontes da Lapa e Barcelos Martins.
A lâmpada de LED é mais econômica e dura mais — tem vida útil de até 10 anos, contra média de um ano e meio das lâmpadas convencionais, o que diminui a necessidade de manutenção e traz economia para o município. O uso da tecnologia também permitiu mais agilidade na manutenção. Nos últimos 10 meses, todos os postes do município foram etiquetados e inventariados, num sistema de gestão que permite determinar a localização de cada ponto de iluminação, o tipo de material, potência da lâmpada e altura da instalação.
Estudante da Universidade Federal Fluminense (UFF), Igor Oliveira se sentia inseguro ao sair da universidade às 22h. “Voltando para casa de bicicleta, eu ficava com medo de ser assaltado. Com a nova iluminação, a gente se sente mais seguro”, elogia.
Supcom
Demanda catalogada e serviço monitorado
Um software em plataforma IBM para catalogar as demandas apresentadas pela população, acompanhar as ordens de serviços e elaborar relatórios diários também já foi instalado. Além disso, a empresa prestadora de serviço, em parceria com supervisores da secretaria municipal de Governo, realiza periodicamente o mapeamento noturno dos bairros e distritos de Campos, antecipando demandas.
— Com isso, a gente ganhou produtividade e eficiência. Cada equipe consegue executar diariamente uma média de 35 pontos de iluminação, contra 25 de antigamente. Com o uso de tecnologia, hoje andamos menos e atendemos a mais pontos — explicou o superintendente Daniel Duarte.
De acordo com ele, somente nos últimos dez meses, foram feitos 35.047 atendimentos.
Para que a população de Campos solicite serviços de troca de lâmpada e manutenção, a superintendência municipal de Iluminação Pública disponibiliza os telefones 98175-0931, 0800 591 1218 (ligações gratuitas, no horário das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira) e o WhatsApp 98126-0880.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS