Açu impulsiona empregabilidade
24/08/2019 15:26 - Atualizado em 09/09/2019 14:25
Ele já foi porteiro e telefonista na Santa Casa de Misericórdia e empilhador na Indústria de Bebidas Joaquim Thomaz de Aquino Filho (Thoquino). Depois ficou dois anos em Macaé, trabalhando como pintor na construção civil. E então veio o desemprego. Voltou para São João da Barra e passou a fazer bicos para conseguir sustentar o filho. Foram dois anos de dificuldades e incertezas, até que em outubro do ano passado decidiu deixar seu currículo no Balcão de Oportunidades da Prefeitura. Em pouco tempo estava contratado pela Andrade Gutierrez, empresa que atua no Porto do Açu. Aos 39 anos, Wagner Valiengo comemora o retorno ao mercado de trabalho e investe nos estudos para impulsionar a carreira de pintor civil e industrial.
A luta de Wagner não é diferente da de tantos outros trabalhadores no Brasil. O desemprego é um problema nacional e atinge 12,8 milhões de pessoas. A mais recente prévia do Produto Interno Bruto (PIB) indica um início de recessão técnica. Mas o trabalho do Balcão, aliado a outras ações do governo municipal, tem ajudado a minimizar os impactos da crise em São João da Barra. Como Wagner, muitos outros trabalhadores têm recebido apoio, treinamento e incentivo.
O Balcão de Oportunidades existe desde 2006. No início era um Balcão de Empregos que recebia currículos impressos e encaminhava às empresas, mas hoje tem um sistema informatizado, e atua em parceria com 10 empresas no município. Promove oficinas com dicas sobre confecção de currículos e comportamento em entrevistas, trabalha com suporte da Secretaria Municipal de Educação, Sebrae e IFF para promover palestras em escolas e realiza campanhas como forma de atender às demandas do mercado de trabalho local.
Para Wagner, essa ponte entre o poder público e o empregador foi fundamental. “Me chamaram e a vaga nem era na minha área e sim de ajudante civil, mas aceitei na hora”, lembra Wagner, que cresceu dentro da empresa e pouco tempo depois já atuava como pintor industrial.
A Prefeitura de São João da Barra vem buscando, junto à iniciativa privada, a empregabilidade de sanjoanenses nas empresas instaladas no Porto do Açu, por meio de parcerias, retomadas em 2017, na gestão da prefeita Carla Machado (PP). O resultado é percebido pelo visível crescimento do número de ônibus que fazem o trajeto entre a sede do município e o Porto diariamente.
Os números apontam que, na contramão da crise nacional, registrou-se um crescimento de 10,5% na empregabilidade entre maio e julho deste ano, comparado com o mesmo período do ano passado. Na construção civil, segundo dados do Cadastro Geral de Empregos e Desempregados (Caged), foram 1.636 empregos com carteira assinada em SJB no primeiro semestre deste ano, o melhor resultado da região.
Uma das iniciativas consolidadas pela administração municipal, e que contribui para o aumento da empregabilidade, é a criação da Lei 105, de novembro de 2008, na primeira gestão de Carla; e adequada na atual, que prevê a redução da alíquota do imposto pago pela prestação de serviços para as empresas que alcancem um percentual de contratação de profissionais de SJB.
— Ampliamos de 30% para 40% este percentual e, em contrapartida, as chances de emprego para o sanjoanense são maiores. A isenção só é disponibilizada para a empresa que se adequa aos requisitos da Lei — explica a prefeita.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de SJB, Marcelino Godinho, ressalta que inicialmente havia uma dificuldade de articulação, mas que, de uns tempos para cá, a superintendência de Trabalho e Renda se reúne periodicamente com os RHs das empresas:
— É um trabalho que já vem dando bons resultados e com perspectivas ainda maiores a médio e longo prazo, envolvendo ações educacionais e parcerias. Já estamos conversando com terceirizadas das principais empresas do Porto do Açu para ampliar o número de empregadores parceiros.
 
Comissão faz análise constante
A secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico tem como principal missão criar oportunidades para quem quer trabalhar e empreender no município. O esforço conta com quatro braços: as superintendências de Trabalho e Renda (responsável pelo Balcão de Oportunidades); Comércio, Serviço e Empreendedorismo; Portuária e Industrial, e de Projetos e Captação de Recursos.
A Comissão de Trabalho, Tecnologia e Educação (Comtrate), implantada também em 2017 — formada por membros das secretarias municipais de Educação e Cultura e de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Instituto Federal Fluminense (IFF), e empresas de Recursos Humanos de corporações que atuam no Complexo Portuário do Açu —, se reúne regularmente a fim de propor políticas públicas voltadas à empregabilidade.
— Para o aumento da empregabilidade no município tem sido fundamental a consolidação da confiança das empresas parceiras, por meio do Comtrate, e dos trabalhadores que nos procuram, e utilizam o sistema digitalizado para cadastrar seus currículos (no site da Prefeitura: www.sjb.rj.gov.br), que estão atentos às campanhas, participam das oficinas e das palestras — afirma o superintendente de Trabalho e Renda, Filipe Estefan.
Além de fazer a ponte para a contratação de trabalhadores pela iniciativa privada, a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico apoia cooperativados e pequenos empreendedores, dando apoio logístico para feiras e eventos, auxiliando na emissão de alvarás e oferecendo treinamentos. Neste segundo semestre a novidade é a qualificação de donos de pousadas e a ideia é também realizar, até o final do ano, cursos para trabalhadores das pousadas. O projeto vai se estender ao comércio e a outros setores que movimentam a economia do município.
Parcerias importantes para todos
O presidente da Unidade de Negócio de Construção da Andrade Gutierrez, Marcelo Marcante, destaca a importância da parceria.
— Uma grande companhia é feita de talentos individuais em todas as suas áreas e a Andrade Gutierrez busca sempre ter em seus quadros profissionais comprometidos e capacitados. Muitos deles foram selecionados por meio de parcerias, como a que temos no projeto do Porto do Açu. Ações como a promovida pela Prefeitura de São João da Barra são importantes para aproximar as empresas e pessoas, com o objetivo de encontrar os profissionais certos que podem somar ao time de talentos e crescer em conjunto — ressalta.
Ainda dentro da integração com as empresas, o governo municipal também tem feito parcerias para qualificar os trabalhadores sanjoanenses. Da turma que se formou no início de agosto no Programa de Qualificação Profissional em parceria com a GNA, Firjan e Senai, 60% conseguiram uma colocação no mercado de trabalho. É o caso do morador de Atafona Douglas dos Santos Rangel, agora especialista em Soldagem TIG e que já atua no Porto do Açu. A previsão é de que mais 113 alunos concluam os cursos até o final do ano.

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