Região tem deputados assíduos
Aldir Sales 31/08/2019 17:48 - Atualizado em 04/09/2019 17:48
Arte: Eliabe Souza / Fotos: Folha da Manhã/Divulgação.
Os deputados do Norte e do Noroeste Fluminense estão entre os mais assíduos nas sessões tanto da Câmara Federal, em Brasília, como na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Em sete meses de mandatos, os representantes da região alçaram posições de destaque nas duas Casas em um momento que exige união entre todas as forças políticas do Estado do Rio de Janeiro contra a possível redistribuição dos royalties do petróleo. E uma das maiores exigências dos eleitores é pela assiduidade dos parlamentares ao local de trabalho. Somente na Alerj, segundo levantamento da Folha da Manhã, a média de falta dos deputados da região é de 0,36 por sessão, contra 1,81 entre todos os 70 alcaides. Dos sete representantes da região no Palácio Tiradentes, o único que bateu o ponto em todas as 64 sessões realizadas desde fevereiro foi Rodrigo Bacellar (SD). Já o mais faltoso entre todos é o vice-presidente e ex-prefeito de Itaperuna Jair Bittencourt (PP) com oito dias sem presença registrada.
Bacellar disse que vê com naturalidade o fato de estar em todas as sessões. “Primeiramente fico satisfeito pela nossa região estar representada por parlamentares assíduos e isso é importante para que a população acompanhe e fiscalize. Da minha parte vejo com tranquilidade e naturalidade o fato de estar em todas as sessões. Mesmo diante dos inúmeros compromissos decorrentes dos trabalhos das Comissões, da relatoria de uma CPI, das reuniões em busca de melhorias para nossa região e das minhas atividades advocatícias que dou continuidade em meu escritório, consigo ainda assim, manter uma agenda ativa e organizada, priorizando tudo aquilo que a população que me conduziu à Assembleia espera e deseja de minha atuação. Repito, estou simplesmente cumprindo com minha obrigação assim como os milhares de trabalhadores de nosso Estado”, disse Rodrigo.
De acordo com o gabinete de Bittencourt, as atribuições do deputado como primeiro vice-presidente da Casa fazem com que ele precise se ausentar mais vezes do que os colegas por ter o papel de representar a Alerj em eventos oficiais, principalmente no interior. A assessoria também disse que todas faltas foram justificadas.
Em Brasília, a região é representada por Christino Áureo (PP), Wladimir Garotinho (PSD), Clarissa Garotinho (Pros) e Felício Laterça (PSL). Os dois primeiros assumiram protagonismo em grupos de discussão sobre a indústria do petróleo e gás. Christino preside a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Sustentável do Petróleo e das Energias Renováveis, enquanto Wladimir comanda a Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios Produtores de Petróleo.
Na Câmara Federal, entre os deputados da região, a média é de apenas 0,3 faltas em todos os 67 dias com sessões. No ranking do Norte e Noroeste Fluminense, o mais assíduo é Wladimir Garotinho (três ausências), seguido pela irmã Clarissa (quatro faltas), de Christino (cinco ausências) e de Felício Laterça (oito faltas).
Ex-prefeito de Silva Jardim lidera em faltas
O deputado mais ausente da Alerj vem do interior, mas de Silva Jardim, na Baixada Litorânea. O ex-prefeito Anderson Alexandre (SD) foi eleito com 25.384 votos. No entanto, o político não pôde tomar posse junto com a maioria dos colegas parlamentares porque estava preso, acusado de fraudes em licitações quando ainda estava à frente do Executivo silva-jardinense e também de irregularidades nas atas de convenções partidárias para a eleição de 2016. Ele só foi solto em março, após conseguir habeas corpus no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
No entanto, Anderson Alexandre só conseguiu tomar posse em junho, pouco antes do recesso parlamentar. Visivelmente emocionado, o político fez um discurso no plenário da Alerj no dia 6 do mesmo mês.
Porém, desde o retorno do recesso parlamentar, no dia 1º de agosto, Anderson Alexandre não foi mais visto no Legislativo fluminense. No total, foram realizadas 12 sessões no mês, mas o deputado do SD não compareceu em nenhuma.
Com as 12 faltas em apenas 30 dias, assumiu a liderança do ranking dos mais faltosos na Alerj, ultrapassando Jair Bittencourt e Gustavo Schmidit (PSL), com oito ausências.
A assessoria de imprensa de Alexandre informou que ele tem cumprido agendas externas e algumas de cunho pessoal, mas não especificou quais e onde.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS