Primeira turma de licenciatura do IFF Centro apresenta peça na quinta (05)
Matheus Berriel 02/09/2019 17:16 - Atualizado em 09/09/2019 14:02
Reprodução/Facebook
“Nem Passado, Nem Futuro”. Este é o título da montagem que a primeira turma do curso de licenciatura do campus Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF) apresentará na próxima quinta-feira (05), marcando sua despedida da faculdade e o início de uma fase com novos desafios individuais e conjuntos. Com alusões aos anos 1980 por meio de características atemporais, a obra será levada ao palco do auditório Cristina Bastos, no próprio IFF, a partir de 20h. Embora a apresentação seja voltada inicialmente para o público interno, também poderá ser assistida pelo público em geral. Para depois da “estreia”, já fazem dos planos da turma apresentações fora do IFF Centro. Entrada gratuita. Classificação: 15 anos.
— A peça parte de uma pesquisa sobre essa época (anos 1980), principalmente a estética da época, referências artísticas e alguns acontecimentos históricos, apesar de não ser exatamente inspirada em nenhum fato real. A gente até tenta trabalhar um pouco em não definir muito bem o tempo da peça, porque não faz muita diferença. As cenas que fazem parte do espetáculo poderiam acontecer hoje, por exemplo — disse o diretor do espetáculo, o professor Glauber Coradesqui. — São conflitos atemporais com uma referência à realidade dos anos 1980 — acrescentou.
A busca pela liberdade se destaca no roteiro da obra, construído coletivamente. “Os personagens da peça estão em busca desse valor. Estão na tentativa de viver ao máximo essa palavra (liberdade). E eles vão enfrentando uma série de adversidades, digamos, até encontrarem uma pista de onde estaria esse traço de liberdade e porque ele é tão importante”, pontuou Glauber.
Estarão em cena os atores Adriana Medeiros, Alice Mendonça, Ana Pavão, André Luiz, Bárbara Melo, Eduardo Birchler, Fabiano Silva, Fanny Toledo, Felipe Monda, Gabriela Duarte, Guilherme Lisboa, Jonas Defante, Liana Macabu, Maria Carolina Moura, Morena Loroza, Pâmella Figueiredo, Rhuana Souza, Sabrina Aguiar, Samyla Jabor, Wanderson Nascimento e Yan Freitas. Além de ser o diretor, o professor Glauber Coradesqui também assina a produção da peça, dividida com a coordenadora de Arte e Cultura do campus, Aline Portilho.
— O trabalho tem muito dos alunos. Foi orientado por mim, mas criado pelos estudantes. E traz essa pesquisa deles, a referência deles e o desejo deles em falarem sobre esse assunto. Eu acho que é até um posicionamento deles diante do tempo em que estamos vivendo, digamos — enfatizou Glauber Coradesqui.
Como trata-se da primeira montagem do curso de licenciatura em Teatro do IFF Centro, uma novidade ainda recente, existe uma expectativa de que funcione como um aproximador da comunidade. “O curso está aberto ao diálogo, tem interesse que a cidade nos conheça, conheça os nossos alunos e as nossas produções”, finalizou o diretor.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS