Rebanho bovino aposta no melhoramento genético
06/09/2019 20:12 - Atualizado em 16/09/2019 13:27
Vieira, e o subsecretário, Evandro Ferraz, estiveram esta semana em Santa Maria, na região norte do município, em visita a uma das propriedades que receberam o projeto de melhoramento genético do rebanho leiteiro. O programa é desenvolvido em parceria com a Associação de Produtores Rurais de Santa Maria de Campos (Aprusmac) e foi iniciado em setembro de 2018. Cerca de 700 animais de pequenos produtores da Agricultura Familiar já foram inseminados, gerando 500 bezerros.
 
 
O trabalho é feito pelo técnico de inseminação da Secretaria Municipal de Agricultura e os embriões da raça Girolando, doados pela Aprusmac. Além de incentivar o aperfeiçoamento genético do rebanho, o programa aumenta a renda do produtor rural e, com isso, auxilia em sua permanência no campo. Já foram contempladas as localidades de Pedra Lisa, Mata da Cruz, Morro do Coco, Santa Bárbara, Garrafão, Santo Eduardo, Espírito Santinho, Murundu e adjacências.
Segundo o secretário, o programa será ampliado para prestar melhor atendimento em outras localidades do interior do município, após a capacitação de técnicos inseminadores.
— Realizamos essa parceria pensando no pequeno produtor, que muitas vezes não tem condições de arcar com os custos. Atualmente o sêmen é doado pela Aprusmac, mas estamos trabalhando para realizar todo esse processo por completo. É um trabalho muito importante para o produtor rural da agricultura familiar, pois, com o melhoramento genético dos bovinos, há o aumento na produção e na qualidade do leite. O governo Rafael Diniz trabalha para semear o futuro — destacou Robson Vieira.
Um dos fundadores da Aprusmac, Sebastião da Silva diz que a oportunidade da realização do programa por meio da parceria com a Prefeitura de Campos trouxe satisfação aos produtores rurais. “O trabalho é feito no cio natural, pois assim o índice prenhez é mais alto, chegando a 70% em garantia. Os produtores da região que receberam o programa estão satisfeitos e ansiosos para o crescimento dos bezerros para agregação em sua renda familiar”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS