Campos em 360º no Sesc
13/09/2019 19:36 - Atualizado em 20/09/2019 13:29
Divulgação
O Sesc Campos exibe uma mostra fotográfica em que apresenta ao público pontos da cidade de Campos dos Goytacazes — e também de outras regiões do país — em um ângulo diferente, com imagens aéreas feitas com drone e câmera 360°. O trabalho, feito pelo radialista e videomaker Julio Cossolosso, apresentador da Folha FM 98,3, pode ser explorado pelos visitantes através de uma tela de celular, TV ou óculos de realidade virtual, propiciando uma visualização com grande riqueza de detalhes. Aberta na última terça-feira (10), a mostra segue até o próximo dia 29, com visitações gratuitas de terça a sexta-feira, de 9h às 12h e 14 às 18h, e aos sábados e domingos, de 10h às 18h.
As imagens que compõem a exposição mostram pontos do município como as localidades de Lagoa de Cima e Rio Preto, o Quadrilátero Cultural, composto pelo Câmara dos Vereadores (antigo Fórum), a Casa de Cultura Villa Maria, o Liceu de Humanidades de Campos e a sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); e a praça do Santíssimo Salvador, onde se vê a Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador e o rio Paraíba do Sul. O visitante também pode fazer uma viagem por outros pontos do país, como pelas praias da Pipa (RN), Mole, Joaquina e a Lagoa da Conceição (SC).
— Sou muito curioso com essa tecnologia. Quando vi pela primeira vez uma foto 360ª de um ambiente, aquilo me impactou muito. Já trabalho há seis anos com essas imagens, fiz profissionalmente para empresas da região e venho montando um portfólio — afirmou Julio Cossolosso, que faz sua estreia em exposições do tipo.
De acordo com o responsável pela mostra, cada imagem exige dezenas de clique em vários ângulos. Depois, elas são “costuradas” e tratadas individualmente por meio de quatro softwares (Lightroom, Photoshop, Autopano e Kolorpano), para finalmente serem hospedadas em uma outra plataforma, que permite a navegação. A exposição faz parte do Projeto Arte C&T Ciência e Cultura do Sesc RJ, tendo como objetivo a potencialização e popularização do acesso do público às novas tecnologias, buscando a sua aplicabilidade aos métodos de ensino.
— Muita gente ainda não teve contato com a realidade virtual. Já viu até em televisores, smartphones e computador, mas não chegou a ver através da imersão de realidade virtual, que é bem impactante. As crianças estão ficando doidas, as pessoas de mais idade também. O público em geral está gostando, porque está tendo essa interatividade. E a gente conta também o processo como é feito, porque algumas pessoas têm dúvida — disse Julio.
Rodrigo Silveira
O fato de ser uma novidade para muitas pessoas também foi mencionado pela analista de educação do Sesc, Luana do Amaral Rodrigues: “Apesar de já ser conhecida, a realidade virtual desperta bastante interesse, essa possibilidade de ver imagens em 360º”, comentou.
Julio Cossolosso pretende ainda oferecer uma atração extra. Está sendo preparado um tour virtual pela sede do Sesc e o Casarão de Artes. “A gente faz uma fusão de várias fotos. Temos a foto aérea da localização, para você ter a noção da amplitude e da localização de onde está, com imersão 360º para todos os ambientes que são interessantes serem mostrados. Isso vai fazer parte da exposição, estou terminando esse trabalho para entregar e, praticamente na última semana, a gente ter isso lá como uma das atrações também da visitação”, informou o realizador da exposição. (M.B.) (A.N.)
Rodrigo Silveira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS