Queimadas constantes em SFI
Mário Sérgio 03/08/2019 15:35 - Atualizado em 19/08/2019 14:03
O município de São Francisco de Itabapoana tem registrado constantes queimadas em vegetação. Só na última semana foram atendidos dois casos em dias seguidos. Para combater esses incêndios e promover conscientização ambiental, a Prefeitura, por meio da secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema), pretende, a partir de agosto, intensificar as campanhas, inclusive nas escolas, com o apoio da Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba (EEEG).
De acordo coma analista ambiental da Sema, Juliana Alves de Souza, as queimadas têm ocorrido com frequência devido ao tempo mais seco, porém as pessoas devem estar mais conscientes sobre o assunto para não provocar incêndios, como ocorreu nos últimos dois casos.
— As queimadas têm sido constantes sim por causa da condição climática. A gente está passando por tempo de seca e os ventos também são fortes. Nessa semana tivemos dois chamados para incêndios em vegetação, um na quinta-feira e outro na sexta. O primeiro caso de incêndio que a gente teve essa semana foi porque umas crianças estavam brincando de colocar fogo em uma vegetação e acabaram que perderam o controle. Por isso que a gente volta também nas campanhas de educação ambiental para as crianças. Já na segunda queimada a gente pôde perceber, ao chegar ao local, que algumas pessoas tinham juntado lixo logo no início da estrada e colocaram fogo. Só que como o vento estava a favor para o terreno do proprietário, aquilo expandiu. Ou seja, tentaram colocar fogo apenas em um lixo, que é considerado crime ambiental — contou Juliana.
Para atender chamados e denúncias em relação aos crimes ambientais, a Sema lançou em janeiro o Canal Verde, um instrumento de comunicação, que será para receber atendimentos, solicitações e sugestões da população. O canal funciona através do número (22) 981616713.
— Os dois episódios tiveram grande dimensão, sendo que esses incêndios poderiam ter sido combatidos previamente, porém a própria população tem medo de realizar essas denúncias. Então, a gente garante o anonimato pelo Canal Verde e a gente incentiva a população de estar entrando em contato com a gente porque a gente não tem olhos em todas as localidades do município — concluiu Juliana.
Campanha será realizada nos dias 15 e 16
Nos próximos dias 15 e 16 de agosto, a secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil irá realizar uma campanha de conscientização em duas escolas. A ação terá apoio da EEEG.
— A gente tem feito diversas campanhas de conscientização ambiental no município tanto pelas redes sociais. Nos dias 15 e 16 de agosto vamos realizar campanha de conscientização na escola estadual de São Francisco e uma escola municipal falando sobre o combate as queimadas e incêndios florestais. Esta vai ser uma ação conjunta com a Estação Ecológica Estadual de Guaxindiba. E vai ter demonstração dos equipamentos para combate às chamas. A gente trabalha muito a questão da conscientização ambiental — informou Juliana.
Em relação às penalidades para quem contribui para as queimadas, Juliana explicou o procedimento padrão da Sema. “Procedimento executado normalmente pela secretaria é quando o infrator é pego em flagrante, ele é notificado e posteriormente é feito o boletim de ocorrência. Porém, a gente tem a dificuldade de encontrar o infrator praticando o ato”, contou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS