Casos de chikungunya caem pela 1ª vez em quatro meses
Camilla Silva 01/08/2019 18:06 - Atualizado em 01/08/2019 19:00
Folha da Manhã
Julho é o primeiro mês com queda no número de casos de chikungunya em Campos desde fevereiro de 2019. O Centro de Referência de Doenças Imuno-infecciosas (CRDI) informou que foram confirmados, até o momento, 485 casos no mês, uma queda de 58,3% em relação ao mês de junho, quando foram realizados 1162 diagnósticos. O órgão ressaltou que o resultado é parcial já que ainda aguarda resultados de alguns exames, mas que redução também foi sentida no número de atendimentos a pacientes. Até o momento, cerca de 5.300 casos foram confirmados neste ano. Nesta sexta-feira (2), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza em Três Vendas mais um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
— É importante destacar que o vírus continua circulando. Houve uma queda no mês de agosto e nós estamos conseguindo atender todas as pessoas que procuram o CRDI. Estamos com uma média de 250 atendimentos por dia. Mas com a chegada do verão, a tendência é que o número de casos volte a subir. Vai depender das chuvas, por isso é muito importante a prevenção — afirmou o diretor do órgão Luiz José de Souza.
Em julho, o boletim epidemiológico da secretaria de Estado de Saúde informou que as regiões do Norte e Noroeste fluminense têm o maior número de casos prováveis de chikungunya fora da capital do estado. Até o início do mês, 9.873 pessoas foram diagnosticadas com a doença nos 15 municípios da região Noroeste, o que representa 16% do número total de casos do Rio de Janeiro. Já nas oito cidades do Norte do estado, são 7.885, o que equivale a 12%. Ainda segundo a secretaria, 29 pessoas morreram em decorrência da doença, duas delas no município de Macaé.
LIRAa - A prefeitura informou que cerca de 200 agentes de endemias do CCZ encerraram, no último dia 19, a série de 10 mutirões do segundo Levantamento Rápido de Infestação pelo Mosquito Aedes aegypti (LIRAa), iniciada dia 5 de maio. Ainda segundo o órgão, o próximo LIRAa acontece ainda em agosto, mas ainda não há previsão para divulgação do resultado. O índice médio de infestação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, em maior, foi de 4.4%, considerado de alto risco. No primeiro levantamento do ano, em fevereiro, o índice foi de 1.2%, de médio risco.
Novos agentes - Na tarde desta quinta (1), os 89 aprovados no concurso público para o cargo de agentes de combate às endemias do Centro de Controle de Zoonoses tomaram posse no auditório da Prefeitura. Os aprovados participaram do Curso de Formação Inicial, de caráter eliminatório, pelo qual se capacitaram em abordagens sobre mobilização, educação e saúde pelos profissionais do setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC); estudos da epidemiologia, entomologia e toxicologia, além das normas técnicas pelos profissionais do CCZ.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS