Ex-presidente do DER desiste de depoimento de Rosinha
29/07/2019 14:48 - Atualizado em 05/08/2019 14:56
O ex-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Henrique Alberto Santos Ribeiro, investigado por participação em esquema de propina de uma taxa de 5% para o Governo estadual do Rio e de mais 1% para o Tribunal de Contas do Estado quando estava à frente do órgão, desistiu do depoimento da ex-prefeita Rosinha Garotinho, segundo informações da assessoria da Justiça Federal. Ela tinha sido arrolada como testemunha de defesa de Henrique e estaria cara a cara com o juiz Marcelo Bretas nesta segunda-feira.
Henrique comandou o DER no período em que Rosinha foi governadora. Em 2010, foi denunciado, junto com Rosinha e o seu marido, o ex-governador Anthony Garotinho, além do então deputado Geraldo Pudim, por crimes eleitorais. Em 2006, durante uma reunião política em período eleitoral, Garotinho teria prometido asfaltar as ruas do município de Sapucaia, no Centro-Sul Fluminense, em troca de apoio de lideranças locais a Pudim. A ação foi arquivada posteriormente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Ele foi presidente do DER no período em que Rosinha foi governadora do Rio. Ele foi citado em depoimento ao juiz Bretas do executivo da União Norte Fluminense Engenharia, Marcos Andrade Barbosa Silva, no final de junho. Marcos contou ele foi orientado por Henrique Alberto sobre um pagamento de propina de uma taxa de 5% para o Governo estadual do Rio e de mais 1% para o Tribunal de Contas do Estado.
Segundo Marcos, o ex-presidente do DER dizia procurá-lo em nome de Wilson Carlos, ex-secretário de governo de Sérgio Cabral. A propina, segundo o delator, foi paga entre os anos de 2008 e 2014, em diversas obras em rodovias estaduais.
O ex-presidente do DER também foi citado pelo operador de Sérgio Cabral, Carlos Miranda, que detalhou o recebimento e a distribuição de propina do DER-RJ ao ex-governador. Foram R$ 17,5 milhões pagos a Cabral, de acordo com o Ministério Público Federal (MPF). Outros R$ 17,5 milhões ficariam com Henrique Alberto.
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS