Mercado imobiliário sinaliza recuperação
03/08/2019 16:07 - Atualizado em 13/08/2019 14:31
Depois de alguns anos em fase de estagnação, o mercado imobiliário de Campos antevê um cenário de oxigenação e um movimento crescente de vendas, o que sinaliza um prenúncio de reaquecimento neste segundo semestre com novos lançamentos de empreendimentos de alto e médio padrão, assim como construções de mais acessíveis, além de loteamentos para quem pretende morar ou investir. Representantes do setor apostam nas medidas governamentais e outras decisões que visam destravar a economia.
Fernando Abreu, da Ideal Negócios Imobiliários, destaca os novos lançamentos de diferentes produtos no mercado para os próximos meses em vários bairros espalhados pela cidade.
— Pelo menos seis novos lançamentos já estão disponíveis no mercado, ao contrário do que ocorreu no ano passado quanto tivemos apenas um lançamento. As expectativas são muito boas — admite.
Entre os novos lançamentos, três grandes prédios de apartamentos de médio e alto padrão na Pelinca, além de outros empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida, na avenida Tarcísio Miranda, no caminho do bairro da Penha, e na Vila do Curumin, na avenida Alberto Lamego, antiga sede social do Goytacaz.
Além dos imóveis verticais, há também ofertas em loteamentos para quem deseja construir sua casa ou para fim de investimento. Entre os loteamentos está o Cidade Jardim, com mais de 250 lotes, empreendimento lançado no final da Avenida 28 de Março, com o prolongamento da Avenida Nossa Senhora do Carmo.
O Parque Flamboyant é outro bairro inserido na geografia dos novos lançamentos e do processo de verticalização da cidade com novos prédios com altura acima de 15 andares. Um deles já concluído, outro em fase de finalização.
Outro empreendimento no bairro, na avenida Arthur Bernardes (quase chegando no trevo da Uenf), consiste em 320 apartamentos que estão sendo construídos em cinco blocos de oito andares com oito apartamentos em cada.
Lotes e terrenos para quem quer construir
Os lançamentos de lotes para quem pretende construir também sinalizam uma recuperação do setor. No final do ano passado, foi lançado outro empreendimento, um bairro planejado no final da avenida 28 de Março com a nova avenida Nossa Senhora do Carmo, no Parque Santo Antônio.
Ainda no Santo Antônio, outro lançamento de apartamentos do Minha Casa, Minha Vida, que está sendo construído, também no Santo Antônio, no final da 28 de Março. No mesmo local, casas não geminadas de alto padrão e infraestrutura são anunciadas em outro condomínio fechado.
As regiões de Donana e Guarus também se inserem na geografia dos lançamentos de lotes, terrenos, condomínios fechados e bairros planejados.
 
 
Reação ainda é tímida após anos de recessão
O ramo imobiliário sofreu com a amarga recessão dos últimos quatro anos. Outro empresário do setor, Mário Antônio Bitencourt, da Terreplan, fala da queda de 80% no volume de negócios neste período, mas admite que neste primeiro semestre contabilizou um aumento de 20% em movimento na sua empresa comparação com o mesmo período do ano passado.
— Há sinais de melhora no setor de imóveis, mas a recuperação ainda é lenta e insuficiente para recuperar os prejuízos dos últimos anos. A gente continua pagando para trabalhar, com uma carga tributária elevadíssima e o dinheiro não circula como deveria — avaliou.
A redução das taxas de juros também foi comemorada por Mário Antônio, que lembrou também a melhor rentabilidade dos imóveis em comparação com os índices de remuneração de aplicações do capital no mercado financeiro.
Mário também destaca as medidas do governo como a redução das taxas de juros e a quebra do monopólio do gás que tende atrair indústrias e geração de empregos inclusive na própria região Norte Fluminense.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS