Ex-prefeito de SJB, Betinho Dauaire afirma que não concorrerá à Prefeitura em 2020
Ícaro Barbosa 08/08/2019 08:04 - Atualizado em 16/08/2019 14:15
Betinho Dauaire no Folha no Ar
Betinho Dauaire no Folha no Ar / Isaías Fernandes
O ex-prefeito de São João da Barra Betinho Dauaire (PR) foi o entrevistado da primeira edição desta quinta-feira (8) do programa Folha no Ar, da Folha FM 98,3. No bate-papo, Betinho deixou explícito que não participará das eleições municipais de 2020: “Não serei candidato no ano que vem de jeito nenhum, mas posso mudar de ideia nas próximas”, assegurou. Ainda afirmou que vê no município a necessidade de uma “oxigenação” após tantos anos de polarização acirrada entre a sua família e o grupo que está no poder. Argumentou que vê, dentro da oposição, o nome do aliado de longa data, Franquis Areas (PR), como o mais qualificado, devido à sua experiencia de vereador, e garantiu que, se fosse o responsável pela escolha de um candidato do seu grupo, seria este. Apesar das críticas à prefeita Carla Machado (PP), Betinho considera que o grande número de pré-candidatos da oposição — oito, até o momento — favorece a quem está no poder. “Não há dúvida que oposição dividida só favorece a quem é governo”, disse. O convidado do Folha no Ar, da Folha FM 98,3, será José Roberto Crespo, presidente do Sindicato dos Médicos de Campos.
O político analisou que a oposição é constituída de vários nomes: Franquis Areas (PL); Renê Fernandes (Patri); Juliano Rangel (PDT); o radialista Emilson Amaral; o empresário Márcio Nogueira; João Paulo Almeida (a caminho do PSDB); Paulo Mendes (Psol); André Fontoura (Cidadania). Para Betinho, a disputa ocorrerá entre o governo e a oposição. Portanto, é necessário que haja um alinhamento bem consolidado entre os principais atores e ressaltou: “A terceira via sempre teve candidato, desde 1996, mas nunca passou de 600 votos”. Outro cotado, apesar de descartado por Betinho, é o seu filho, o deputado estadual Bruno Dauaire (PSC), o que, em tese, inviabilizaria o nome de Franquis.
Críticas, por parte de Betinho Dauaire, não faltaram à atual gestora do município, Carla Machado. Ele relativizou a sensação geral de satisfação com o governo de Carla e argumentou que, ao fazer uma “tomografia computadorizada” da atual gestão, fica claro, na visão dele que “o governo atual é um dos piores, senão o pior de São João da Barra”. Para Betinho, a falta de investimento em dosimetria com as arrecadações do município é uma falha crítica da gestão atual.
Sobre a possibilidade de candidatura de seu filho, o deputado Bruno Dauaire, Betinho afirmou que não pode falar em nome do filho. Contudo, não acredita em sua candidatura municipal em 2020.
— Acho que Bruno precisa continuar na Assembleia, ficar no ouvido do governador para conclusão da ponte (que liga os municípios de São João da Barra e São Francisco do Itabapoana), para concluir a entrada do município e dar visibilidade federal para a situação de Atafona. Acho que São João da Barra pode ficar mais uma eleição sem os Dauaires — afirmou.
Campos em 2020 – Sobre a política na planície campista, Betinho afirmou que o cenário é mais estabelecido e há tendência à polarização, que também está presente nos cenários federal e estadual.
— O debate polarizado é mais fácil de ser assimilado e digerido, além de facilitar a escolha – concluiu, mas não apontou que enxerga vantagem para lado algum por enquanto, até pelo resultado de última hora que elegeu o governador do Estado, Wilson Witzel.
Sobre uma possível terceira via no cenário campista, Betinho citou o nome de Caio Viana (PDT), mas ressaltou que diversos obstáculos precisam ser superados, como a obtenção de uma maior identidade dentro do município (uma das principais críticas feitas à sua família pelos sanjoanenses) e a falta de experiência em cargos públicos que o concedessem mais visibilidade.
Confira: 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS