Faetec anuncia curso para condutores de turismo esportivo
10/08/2019 17:30 - Atualizado em 15/08/2019 17:55
Com a experiência de ter sediado duas finais de Copa do Mundo, uma edição dos Jogos Olímpicos, além de um Pan-Americano, o potencial do Rio de Janeiro para o turismo de eventos esportivos tem crescido na última década. Foi com esse objetivo que a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) criou o curso de qualificação profissional para condutores de turismo esportivo, o único do Brasil com este perfil de formação. As aulas saem do tradicional: visitas aos principais pontos esportivos da cidade são realizadas como, por exemplo, ao Parque Olímpico, ao Museu da CBF, à Lagoa Rodrigo de Freitas e à Pista da Urca.
— Nos últimos anos, o Rio recebeu dois dos maiores eventos esportivos mundiais – a Copa e os Jogos Olímpicos Rio 2016, e segue ainda sendo sede de diversos campeonatos, como surfe, vôlei de praia, Libertadores da América, entre outros. Por isso, este curso forma uma mão-de-obra preparada para atuar com os turistas que virão para os eventos esportivos, com informações sobre as principais competições que já recebemos, além dos locais onde há a prática de esportes — explicou o gestor das unidades da Faetec Rocinha e Ipanema (Cantagalo), Rogério Romeiro.
Com 10 semanas de duração, o curso de condutor de turismo tem como ponto de partida a Praia de São Conrado, famosa pelas rampas de voo livre que ficam na Pedra Bonita e atraem praticantes de parapente e asa-delta. Também estão no roteiro de visitação o Posto 6 da Praia de Copacabana (prática de Stand Up Paddle), os clubes Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo, o Forte do Leme, o Boulevard Olímpico e ainda, o Maracanã.
— Levamos os alunos para visitar várias partes da cidade do Rio. Entre elas, nas quais houve alguma competição esportiva ou com uma tradição da prática de alguma modalidade. Além da relação com futebol, que é bem forte, temos também ligação com o surfe, a corrida de rua, o remo — disse Romeiro. Mais informações sobre o curso no site www.faetec.rj.gov.br. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS