Capitu retorna ao Teatro de Bolso neste fim de semana
02/08/2019 19:09 - Atualizado em 05/08/2019 14:00
Reprodução/Facebook
Sucesso de público no mês de junho, a peça “Traídas e traidoras, somos todas Capitus” retorna neste fim de semana ao palco do Teatro de Bolso Procópio Ferreira, em Campos. Com texto da professora Arlete Sendra, a obra é inspirada no clássico “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, com a atriz Katiana Rodrigues interpretando a conhecida mais famosa personagem machadiana. A direção é de Fernando Rossi. Apresentações neste sábado (03) e domingo (04), às 20h. As entradas foram colocados à venda por R$ 30 e R$ 15 (meia), cada.
“Traídas e traidoras, somos todas Capitus é uma espécie de resposta da personagem ao romance “Dom Casmurro”. No texto, desbravando o mistério, Arlete Sendra faz sua interpretação sobre o enigma da suposta traição de Capitu ao marido Bentinho. A peça é a segunda parte da trilogia “O avesso da mulher”, que conta ainda com o já apresentado espetáculo “Eu fui Macabéa”, originado a partir de “A Hora da Estrela”, último romance de Clarice Lispector, e com “Diadorim, o ser em labirinto”, escrito a partir de “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, e que tem estreia prevista para setembro.
Em entrevista concedida na primeira edição do Folha no Ar, programa da rádio Folha FM 98,3, na última terça-feira (30), Arlete Sendra contou que o projeto foi iniciado na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), com ideia de publicar um livro. “Dom Casmurro” foi a terceira obra machadiana lida durante a pesquisa, exatamente a que causou reflexão da autora sobre um silenciamento feminino.
— Pego Dom Casmurro e penso: poxa, como é que um homem fala de uma mulher que é silenciada durante todo o livro? Só que o Bentinho vai deixando lacunas... E, nessas lacunas, eu fui entrando, pensando em como, na verdade, a Capitu deveria ter reagido aos diferentes momentos. Eu queria muito a alma Capitu. E foi nesse momento que eu, então, consegui fazer esse trabalho, me vendo ali como uma leitora lacunar, alguém que vai preenchendo os espaços — disse.
A ideia inicial do livro foi dividida em três monólogos voltados ao teatro, um deles “Traídas e traidoras, somos todas Capitus”, que em junho atraiu mais de 450 pessoas ao Teatro de Bolso.
— Devido ao grande sucesso de crítica e público, a produção da segunda parte da Trilogia “O Avesso da Mulher”, com o espetáculo “Traídas e traidoras, somos todas Capitus” conseguiu junto ao Teatro de Bolso mais duas datas para reapresentação atendendo a vários pedidos. Acreditamos que a qualidade do texto, produção e atriz tenham contribuído para essa repercussão, o que nos deixa bastante felizes com o resultado — comentou Fernando Rossi, que, além da peça, dirige também o teatro.
Mais teatro — Em agenda gratuita comemorativa pelo 21º, comemorado na última quarta-feira (31), o Teatro Municipal Trianon recebe neste sábado, às 20h, a peça “Uma Noite em Hollywood”, da Agência WR. A produção gira em torno de grandes produções cinematográficas de Hollywood, dos filmes clássicos aos mais contemporâneos. Com diversos estilos de dança, haverá participação de muitos grupos e companhias da cidade. Fechando a programação festiva, no domingo, 50 alunos do Curso Livre de Teatro, Coro Municipal e do Curso de Piano da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) levarão ao palco o espetáculo “Campos encena, Verso e Prosa”, às 17h, homenageando a planície goitacá. (M.B.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS