Saúde descentralizada em São João da Barra
14/09/2019 14:08 - Atualizado em 27/09/2019 17:52
O servente Vanderley de Souza, 33 anos, já perdeu as contas de quantas vezes teve que se deslocar de ambulância de Cazumbá, no quinto distrito de São João da Barra, até a sede do município, desde que sofreu um acidente de moto há quase um ano. Ele fraturou perna e braço, teve que ser operado e precisa se consultar frequentemente com o ortopedista. Agora a rotina ficou muito mais fácil. É que a Unidade Mista de Saúde de Mato Escuro aumentou o número de especialistas na área e Vanderley só precisa percorrer menos de oito quilômetros para ter acesso a tudo o que precisa no seu tratamento.
Até dezembro de 2016, a unidade, que já era um centro de emergência 24 horas, só possuía ambulatório em clínica geral, pediatria e ginecologia. A partir do início de 2017, na gestão Carla Machado, passou a contar com várias outras especialidades, inclusive ortopedista, mas era preciso aumentar o número de profissionais nessa área para dar conta de toda a demanda da região e atender pacientes como Vanderley. Hoje, com 100% de cobertura em Atenção Básica no município, a secretaria de Saúde tem conseguido levar mais médicos a todos os distritos, descentralizando o atendimento especializado.
— Descentralizar é um dos nossos principais objetivos. A população do quinto distrito hoje conta com as mesmas especialidades que temos na sede. E estamos ampliando, para cada vez mais melhorar e aperfeiçoar a estrutura da saúde pública no município — explica a secretária Arleny Váldes.
Contando com o atendimento ambulatorial e a emergência 24 horas, a unidade de Mato Escuro atende em média 4,2 mil pacientes/mês. A maior parte do quinto distrito sanjoanense, mas há também de outros distritos. “Muitos moradores de Mato Escuro e de localidades próximas agora não precisam mais se deslocar. Temos ambulância aqui e em outras unidades para qualquer necessidade, mas muito da demanda, tanto de emergência quando de ambulatório, temos conseguido atender”, afirma o administrador da Unidade Mista, Eli Ferreira da Silva.
A descentralização tem sido fundamental para facilitar o dia a dia de pessoas como Gisela Manhães Siqueira, 30 anos, esposa de Vanderley. Desde o acidente do marido ela tem dividido o tempo cuidando dele e dos quatro filhos do casal. Ter que se descolar frequentemente para a sede era muito mais difícil. “Foi uma coisa ótima para todos nós. Meu cunhado traz a gente de carro, porque é muito pertinho, e logo estamos de volta a Cazumbá. Facilitou muito nossa vida”, disse.
Reforço no quadro de profissionais
 
 
Os avanços na saúde, que hoje beneficiam e facilitam a vida de moradores do quinto distrito, passam pelos critérios adotados pela atual administração municipal, iniciada em 2017 e que traçou o setor como prioridade. Desde então, unidades vêm sendo recebendo toda atenção necessária tanto na parte física quanto de estrutura e o quadro de pessoal recebeu um significativo reforço, com a convocação de profissionais do concurso público de 2015 e cuja vigência vigorou até junho de 2019.
 
 
– Assim como o município de uma forma geral, o setor de saúde também estava em situação caótica quando assumimos o governo. Do concurso que estava em vigência, apenas oito profissionais haviam sido convocados até 2016. Iniciamos um chamamento de profissionais de forma gradativa, de acordo com a necessidade, e abrimos 125 novas vagas além das já existentes no Edital. Totalizamos 230 convocações, sendo que 80 para a área médica em diferentes especialidades – explica a prefeita Carla Machado.
 
 
A ampliação de quadro de profissionais, tanto em número quanto em especialidades, proporciona à população de Mato Escuro e de todo quinto distrito atendimento em clínica geral, pediatria, ginecologia, neuropediatria, angiologia, urologia, ortopedia, cardiologia, geriatria, endocrinologia, reumatologia e psiquiatria, além de profissionais de nutrição e psicologia.
 
 
Além disso, a unidade possui laboratório e realiza exames como eletrocardiograma, uma farmácia completa (com farmacêutico para liberação de medicamentos controlados, o que antes era feito somente na sede).
(A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS