'Bichas - O show' nesta quinta (26) no Teatro Municipal Trianon
25/09/2019 17:45 - Atualizado em 30/09/2019 14:04
Goulart Fotografias/Divulgação
Num momento marcado por inúmeros conflitos e pelo discurso de ódio, a Mostra Presente ocupa seu lugar no cenário artístico com objetivo de lembrar a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que reconhece os direitos iguais e inalienáveis de todos os membros da família humana como a base da liberdade, justiça e paz no mundo. Idealizado por Lucia Talabi, Mariana Nagib e Rafael Borges, o evento busca debater questões de direitos humanos, tendo nesta edição um recorte na pauta LGBTQIA+. A programação começa nesta quinta-feira (26) com o espetáculo “Bichas — O show”, às 20h, no Teatro Municipal Trianon, em Campos. Ingressos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).
Comandada por Gabriel Pardella, diretor formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), “Bichas” é uma comédia nada linear, voltada para o público adulto, que faz uso da essência política do teatro de revista para dar voz a uma narrativa que busca estabelecer diálogos que possam ajudar a construir um espaço público democrático e mais fraterno. O espetáculo estreou em novembro de 2017, na Mostra de Teatro da UFRJ.
Temas sobre sexualidade e diversidade são abordados com elegância. Mesmo questionando os padrões opressores, o texto assinado por Livs Ataíde propõe novas lógicas de existência e resistência, arrancando lágrimas e gargalhadas da plateia.
Propositalmente influenciada pela linguagem musical e televisiva, a peça pretende ambientar o público em um glamoroso desfile de figuras e corpos que superam a norma social vigente. A obra se inspira no universo das performances de drag queens e brinca com a extravagância, presente desde o visagismo até a atuação cênica, levando ao palco um elenco de nove atores em grande show, costurado a partir de suas experiências pessoais.
Além da temporada na mostra da UFRJ, “Bichas — O show” também foi apresentado na Semana da Diversidade da UFRJ, no Festival Interuniversitário de Cultura (FestFic — RJ) 2017 e no Festival Integrado de Teatro da Unirio (Fitu) 2018. Neste ano, segue com apresentações por municípios fluminenses e também no estado de São Paulo. Está prevista uma temporada no Rio de Janeiro em 2020.
Outras atrações — A Mostra Presente seguirá na sexta (27) com três rodas de conversa na Travessia — Varanda Amarela. Às 14h, o tema será “mulheres LGBTQIA+: diversidade e feminismo”. Às 16h, “direitos LGBTQIA+ no atual cenário brasileiro”. E às 18h, “as trajetórias LGBTQIA+ em Campos”. Haverá ainda o pocket show “Bichas” às 20h. O encerramento acontecerá sábado (28), com a oficina “construção de um corpo Drag, com Close Coletivo”, de 11h às 16h30, no Flexus Centro de Artes e Bem Estar. (A.N.) (M.B.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS